Reforço no efetivo com a mobilização de 11.076 mil profissionais, aumento da quantidade de delegacias em regime plantonista e integração com órgãos federais e municipais. Com essa união, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, neste sábado (26 de outubro) e domingo (27 de outubro), a segunda edição da Operação Eleição 2024, em Fortaleza e Caucaia, municípios em que são realizados pleitos do 2º turno municipal. Os trabalhos estão sob coordenação da SSPDS, em alinhamento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Federal (PF), Ministério Público e demais instituições parceiras, e acontecem no próximo sábado (26 de outubro) e no dia do pleito, domingo (27 de outubro). Os detalhes do plano operacional foram anunciados em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (24), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
“Esse é um plano que, assim como no primeiro turno, se dá de forma integrada. Todas as Forças irão planejar e atuar para que tudo saia de uma forma sintonizada e, dessa forma, nós possamos trabalhar para amenizar qualquer ocorrência que, por ventura, surja dentro desse contexto. No sábado e no domingo, nós teremos 11 mil policiais destacados para atuar na operação 2º Turno das Eleições 2024. O trabalho será integrado com a Polícia Federal, que por sua vez atuará de forma primária na recepção das ocorrências, entretanto, as Forças de Segurança do Estado darão todo o apoio necessário para nós possamos, mais uma vez, de forma sintonizada diminuir todo e qualquer tipo de ocorrência que surja ao longo do dia 27”, afirmou o delegado Harley Filho, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, durante a coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24).
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) disponibilizará 9.574 profissionais, reforçando o patrulhamento ostensivo em Fortaleza e Caucaia. Além de coibir crimes eleitorais, a PMCE atuará no combate à perturbação ao sossego alheio, por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE), e na prevenção a acidentes de trânsito, com equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE/PMCE), em pontos estratégicos.
Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) atuará com 523 policiais civis e o com o funcionamento de 28 delegacias, em Fortaleza e Caucaia, nas 11 Áreas Integradas de Segurança (AIS) dos dois municípios. Extraordinariamente, funcionarão 15 delegacias a mais, além das que normalmente já são plantonistas. As delegacias extras estarão abertas no período das 8 às 20 horas, no sábado (26) e no domingo (27). Em Fortaleza, funcionarão: 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 12º, 13º, 17º, 19º, 26º, 30º, 32º e 34º Distrito Policial. Já em Caucaia, funcionarão: a Delegacia Metropolitana de Caucaia, além do 8º, 22º, 23º e 31º Distrito Policial. A PCCE ainda contará com o funcionamento do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM-Fortaleza), Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Capturas (Decap) e Delegacia do Aeroporto (Daer).
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contarão com 295 e 79 profissionais, respectivamente, à disposição da ofensiva. Todos os setores de inteligência dos órgãos de Segurança Pública do Estado estarão funcionando, sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE (Coin), além do suporte da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), totalizando 605 profissionais nos dois dias da Operação Eleição – 2º turno.
Gestão de Eventos Complexos
No domingo (27 de outubro), dia do 2º turno das eleições municipais, será aberto, mais uma vez, o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas à operação. O GGEC é composto pelo Grupo de Coordenação Operacional, que terá a participação dos coordenadores operacionais de todas as Forças de Segurança e demais órgãos envolvidos, e pelo Gabinete de Gestão Estratégica, onde estarão os gestores máximos das Força de Segurança, com a finalidade de tomada rápida de decisão, quando for necessário.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos. Com informações da SSPDS.