Os eleitores de Fortaleza irão às urnas, entre 8h e 17h de domingo, 27, para eleger o novo prefeito da capital cearense. Após conquistarem a maioria dos votos, no 1º turno, os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), disputarão a preferência da população fortalezense, neste 2º turno. O pleito definirá a gestão da nossa Cidade, pelos próximos quatro anos. Texto de André Barbosa Pinheiro, da CMF.
O 2° turno das eleições municipais, em Fortaleza, apresenta uma disputa acirrada entre os dois candidatos mais votados no 1º turno, quando André Fernandes (PL), conquistou 40,25% dos 1.495.062 votos válidos, enquanto Evandro Leitão (PT), obteve 34,33%. Contudo, além dos votos que os levaram ao 2º turno, os candidatos disputaram a preferência dos eleitores que não votaram, que optaram por votar em branco, ou, até mesmo, anularam seu voto, no 1º turno.
Importante destacar que os eleitores que não votaram no 1º turno, podem votar no 2º. Aqueles que não justificarem a ausência do voto, poderão ser penalizados com multa. A justificativa pode ser feita até 5 de dezembro de 2024, para ausência no 1º turno e até 7 de janeiro de 2025, para ausência no 2º turno, por meio do aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Vale ressaltar ainda que, no dia da votação, manifestações individuais e silenciosas como: Adereços políticos; Colinha de voto e Bandeira de candidato serão permitidas; Já aglomerações de pessoas com camisas e outros adereços padronizados; manifestações coletivas; aliciamento de eleitores; divulgação de propaganda de partidos políticos ou de candidaturas; distribuição de camisetas; manifestação com barulho; uso de alto-falantes, amplificadores de som, comício, carreata e qualquer veículo com música de campanha; propaganda de boca de urna, distribuição de santinhos e outros materiais impressos no local de votação ou nas vias próximas; e Publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de conteúdo na internet, serão proibidos.
Confira os perfis dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza:
André Fernandes (PL)
André Fernandes de Moura nasceu no dia 10 de dezembro de 1997, na cidade de Iguatu, localizada na região Centro-Sul do Ceará. Filho de Alcides Fernandes da Silva, pastor da Assembleia de Deus, e Marilene de Moura Fernandes, vendedora. Ainda jovem, iniciou sua trajetória acadêmica no curso de Economia na Universidade Regional do Cariri (URCA). No entanto, dedicou-se ao concurso para Praças da Polícia Militar, sendo aprovado, mas não seguiu a carreira militar, decidindo entrar na política.
Em 2018, candidatou-se a deputado estadual pelo Ceará obtendo 109.742 votos, sendo o deputado mais votado do Ceará e o mais jovem eleito no Brasil naquele ano.
(Tentamos contato com a assessoria do candidato, mas não tivemos retorno. Fonte do perfil: Assembleia Legislativa).
Evandro Leitão (PT)
Evandro Sá Barreto Leitão Está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e foi reeleito, com unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 16 de abril de 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão.
Foi reeleito em 2022 com 113.808 votos. Em 2018, foi eleito com 83.468 votos. Evandro Leitão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 com 70.228 votos, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Destacou-se na política cearense como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez, obtendo 31.850 votos. Com informações do TRE-CE e da Câmara Municipal de Fortaleza.