19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioCotidianoVereador Inspetor Alberto é multado por maus-tratos a animais após vídeo agredindo um porco

Vereador Inspetor Alberto é multado por maus-tratos a animais após vídeo agredindo um porco

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), multou, nesta terça-feira (29 de outubro), em R$ 3 mil, o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto, por maus-tratos a animais, após a divulgação de um vídeo em que ele aparece maltratando um porco.

A equipe de fiscalização ambiental da Semace analisou o material e concluiu que houve uma infração ambiental administrativa, ao expor a perigo ou causar dano à vida, saúde, integridade física ou psíquica e ao bem-estar do animal, por dolo ou culpa, conforme a Lei Estadual nº 17.729/2021 (Institui a Política Estadual de Proteção Animal) e a Resolução nº 12.36/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Assim, foi lavrado um auto de infração aplicando a multa com base no art. 29 do Decreto Federal nº 6.514/2008, por praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A infração identificada também se configura como crime ambiental, conforme o art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), cuja investigação é de competência da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.

O vereador reeleito Inspetor Alberto (PL) também depôs nesta terça-feira (29 de outubro) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em Fortaleza.

O ato do Inspetor Alberto levou o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará e o deputado federal Célio Studart (PS) apresentaram uma denúncia contra o vereador, solicitando a cassação do mandato dele.

 

Com informações da Semace. 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias