27.2 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioRegionaisDecon autua supermercado em Pentecoste que estava vendendo produtos fora do prazo de validade

Decon autua supermercado em Pentecoste que estava vendendo produtos fora do prazo de validade

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor em Maracanaú (Decon Maracanaú), autuou um supermercado no centro da cidade de Pentecoste por comercializar produtos fora do prazo de validade e sem a identificação da presença de ingredientes alergênicos em produtos prontos para consumo.

O estabelecimento tem prazo de 20 dias para defesa, contados da última quinta-feira (24/10), quando ocorreu a fiscalização. O Decon retirou de circulação todos os produtos vencidos.

O estabelecimento foi autuado por violar o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e o artigo 12 do Decreto nº 2.181/1997, os quais proíbem a comercialização de produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam. Além disso, o supermercado violou a Lei Estadual nº 17.899/2022, a qual determina que estabelecimentos que comercializam produtos prontos para consumo são obrigados a informar a presença de ingredientes alergênicos, como glúten, lactose, leite, peixe, amêndoas, corantes, castanhas, soja, ovo e crustáceos.

A fiscalização foi realizada pela equipe da Unidade Descentralizada do Decon em Maracanaú. Assim, após o estabelecimento apresentar defesa, o referido Órgão de Defesa do Consumidor analisará quais serão as providências cabíveis. Com informações do MPCE.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias