A operação tem como foco especial coibir o excesso de velocidade, o consumo de álcool ao volante e outras infrações de trânsito, além de prevenir qualquer atividade ilícita. Durante o período, o BPRE contará com reforço policial em pontos críticos, onde há maior propensão a acontecer incidentes, bem como em áreas com histórico de elevados números de acidentes.
Serão realizadas ações ostensivas preventivas e de fiscalização de trânsito. Para isso, haverá um efetivo de 343 policiais, 30 viaturas, 45 motos e 26 postos fixos em todo o Estado. Os postos de fiscalização fixa do Interior terão policiamento ostensivo e preventivo diuturnamente, realizando o atendimento de ocorrências, controle e fluidez do trânsito e também orientando a população. Já os postos de fiscalização fixa da Região Metropolitana contarão com reforço policial em pontos estratégicos.
Em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), haverá blitze itinerantes em Fortaleza, além da Operação Transporte, que fiscalizará o transporte irregular de passageiros ao longo das rodovias. Com informações da PMCE.