Com a proposta de criar obras que dialoguem com o espaço urbano e promovam reflexões sobre a inclusão e a acessibilidade no cotidiano, o Festival Concreto contará com uma série de intervenções artísticas como arte pública, atrações infantis, concreto vital, oficinas livres, palestras, masterclass, arte mural, mobiliário urbano, feira criativa e cineclube, lançamento do Livro Concreto 3, que registra as três últimas edições do festival.
Uma década de Arte Urbana e Impacto Cultural
Desde a sua primeira edição em 2013, o Festival Concreto tem sido um importante movimento de transformação cultural na cidade, contribuindo para ampliar a reflexão sobre o cenário contemporâneo das artes urbanas. 1.036 artistas já passaram pelo Festival, sendo 779 artistas locais, 153 nacionais e 104 internacionais.
De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Festival, desde sua primeira edição, o Concreto tem estabelecido um diálogo fundamental entre a arte urbana e a cidade de Fortaleza. “Este marco de dez anos não é apenas uma celebração do impacto visual, mas também do papel do festival como uma ocorrência de inclusão cultural, fortalecimento da identidade coletiva e inspiração para novas gerações.”
O Festival Concreto é uma realização da Amplitude – Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social – IACIS e Ministério da Cultura. Patrocínio: Iquine, Banco do Nordeste e Cegás. Parceria: Universidade Federal do Ceará. Apoio Cultural: ENEL e Sistema Verdes Mares. Apoio: OOH. E conta com Apoio Institucional do Instituto Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Mecenas do Ceará.
Sobre o Festival Concreto
O Festival Concreto é um evento anual dedicado à promoção da arte urbana contemporânea. Desde o ano de 2013, tem desempenhado um papel vital na cena artística, proporcionando uma plataforma para artistas emergentes e estabelecidos, além de envolver a comunidade em experiências únicas de arte pública. Ao longo desta década, o Festival vem consolidando-se como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina. Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência. O Festival Concreto é integrante da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará.
Acompanhe a programação do Festival Concreto 10 anos pelo endereço: www.festivalconcreto.com.br ou pelo pela página do Instagram @festivalconcreto.
Serviço: 10ª edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana
Quando: 22 a 30 de novembro de 2024
Horário: 09 às 11h – 14h às 17h
Onde: Corredor Cultural da Praia de Iracema
Programação Festival Concreto
22/11 – Sexta-feira
Programação de Abertura no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
19h
Inauguração Loja Print Shop Fortaleza
Programa Concreto Ambiental: abertura da exposição “No litoral, na serra e no sertão, nas pessoas” da Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos).
19h30
Baião com Rock – Baião Ilustrado com Banda Renegados
Local: Mini Anfiteatro do CDMAC
23/11 – Sábado
09h
Visita aos locais de intervenção artística – Início das ações, pinturas e instalações.
24/11 – Domingo
Dia Livre
25/11 – Segunda
09h
Continuidade das ações de pinturas e instalações.
26/11 – Terça
09h
Continuidade das ações de pintura e instalações.
18h
Instalação Artística – Narcélio Grud
Local: Calçadão Praia Poço da Draga
27/11 – Quarta
09h
Continuidade das ações de pintura e instalações
17h
Instalação Estação de Conscientização Ambiental – LeoBDSS e Narcélio Grud
Local: Calçadão Praia Poço da Draga
18h
Instalação Artística – Artur Lescher
Local: Calçadão Praia Poço da Draga
28/11 – Quinta
09h
Continuidade das ações de pintura e instalações
18h
Intervenção O Pequeno Colecionador – Artur Lescher e Mariane Klettenhofer
Local: Calçadão da Praia de Iracema
19h
Lançamento Livro Concreto 3
Local: Looja Reticências – Centro Cultural Dragão do Mar
29/11 – Sexta
09h
Continuidade das ações de pintura e instalações
18h
Intervenção O Pequeno Colecionador- Artur Lescher e Mariane Klettenhofer
Local: Calçadão da Praia de Iracema
19h
Masterclass: “Cura – circuito urbano de arte: processos e desafios de realizar um Festival de Arte Pública no Brasil” com Janaína Cruz e Priscila Amoni.
Local: BECE – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
30/11 – Sábado
09h
Intervenções no Poço da Draga: saúde, meio ambiente com instituições parceiras e as oficinas: Meu Primeiro Spray (Infantil) e Oficina Graffiti (Melhor idade)
16h
Visita Guiada saindo da Printshop, Centro Cultural Dragão do Mar
Festa de Encerramento
19h
Rasjader
20h
Banda Oco do Mundo
Intervenção com Projeção Interativa do Grupo Design Computacional do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design
Local: Calçada Praia Poço da Draga
* programação sujeita a alterações