O Governo do Estado lançou, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), nesta segunda-feira (18 de novembro), o Projeto Empodera, política de prevenção à violência de gênero direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis gênero. A meta, até 2026, é atender 920 mulheres em 10 municípios. O evento foi comandado pela vice-governadora Jade Romero, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O Empodera visa capacitar as mulheres para a criação de empreendimentos que possam garantir a autonomia das vítimas. Apenas para 2024, o Governo do Estado tem o objetivo de atender 280 pessoas. Os municípios abrangidos são Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. São priorizadas mulheres que possuem medida protetiva de urgência expedida e/ou solicitada.
As mulheres selecionadas terão direito a uma bolsa de R$ 400, vinculada a frequência, por sete meses, além de Capital Semente ao final da capacitação, no valor de R$ 2.000,00, para darem início aos próprios negócios. A triagem das beneficiadas será feita junto às Casas da Mulher Brasileira, Municipal e Cearense, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e Redes Municipais de atendimentos especializado.
Fases do Projeto
O Empodera se divide em três fases: Fortalecimento Emocional, Empoderamento Econômico e Incubadora. No primeiro momento, as mulheres acessarão informações e também irão refletir sobre autoimagem, gênero, direitos humanos, saúde mental e trabalho. Na sequência, as beneficiadas passam por formação voltada para o letramento digital, os aspectos financeiros de negócios alinhados à economia solidária e a elaboração de um Plano de Empreendimento Solidário. Já o último período tem como objetivo a implementação dos empreendimentos solidários, sob orientação e consultoria técnica. Com informações do governo estadual.