Em um dia marcado por conquistas e emoção, parlamentares reforçaram o compromisso com a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira (02 de abril), na Câmara Municipal de Fortaleza. (CMF). Na data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o papel do Legislativo na política de inclusão e na garantia de direitos tem destaque com a criação do Espaço Evoluir.
O vereador Bruno Mesquita (PSD) destacou a sua experiência como pai de autista, lembrando de outros parlamentares que têm filhos no espectro, o que fortalece a militância pela causa na Casa. “Um dia vitorioso, que mostramos que ser pai, mãe ou familiar de autista é uma grande honra. O maior problema do autismo é o preconceito. É o que faz as famílias sofrerem. E quando nós falamos de autismo aqui já é um grande ganho”, reforçou Bruno.
O parlamentar elencou medidas necessárias para as políticas públicas na cidade: realização de um censo com apoio da rede de ensino e saúde; implantação do Espaço Girassol nas 12 regionais. “Queremos ser referência para todo o país”, declarou Bruno, lembrando que a luta pela inclusão não pode esquecer os adultos no espectro.
“Eu não trabalho essa bandeira, eu vivo ela dentro da minha casa”. O relato do vereador Professor Enilson (Cidadania) reforça a importância do acompanhamento adequado no desenvolvimento da pessoa autista. O parlamentar falou do quantitativo de crianças diagnosticadas com TEA na Regional 5, e que o projeto Espaço Girassol, vem para garantir atendimento especializado para esse público.
A vereadora Carla Ibiapina (DC) falou da sua experiência como fonoaudióloga, atendendo há mais de 10 anos pessoas autista e suas famílias. “Este é um dia que paramos para entender o que é incluir. Cada um tem a sua responsabilidade social, conheço como é o dia a dia dessas pessoas”, destacou a parlamentar, pedindo apoio ainda para duas propostas de sua autoria, uma delas, o consultório móvel.
O vereador Marcos Paulo (Progressistas), relembrando a sua trajetória como conselheiro tutelar, falou sobre a dificuldade das famílias no acesso ao diagnóstico. O primeiro passo para o acesso à diversos direitos, como destacou o parlamentar. Marcos Paulo falou ainda de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para conhecer os projetos da pasta voltadas para o incentivo ao empreendedorismo e formação.
O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) destacou a importância de políticas públicas para crianças e adultos na sua integralidade, atendendo as famílias. “Nós temos que ter essa compreensão que a criança vai crescer. E quero aqui parabenizar essa Casa pela iniciativa”, ressaltou.
Destacando a atuação dos colegas parlamentares na causa autista, Dr. Vicente (PT) falou das dificuldades que as famílias de autista enfrentam no seu dia a dia. O parlamentar elencou alguns desafios que o poder público deve estar atento, como profissionais para acompanhar as pessoas com deficiência nas salas de aula e no acesso aos serviços de saúde. Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.