19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioRegionaisVereadores de Fortaleza reforçam importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Vereadores de Fortaleza reforçam importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em um dia marcado por conquistas e emoção, parlamentares reforçaram o compromisso com a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira (02 de abril), na Câmara Municipal de Fortaleza. (CMF). Na data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o papel do Legislativo na política de inclusão e na garantia de direitos tem destaque com a criação do Espaço Evoluir.

O vereador Bruno Mesquita (PSD) destacou a sua experiência como pai de autista, lembrando de outros parlamentares que têm filhos no espectro, o que fortalece a militância pela causa na Casa. “Um dia vitorioso, que mostramos que ser pai, mãe ou familiar de autista é uma grande honra. O maior problema do autismo é o preconceito. É o que faz as famílias sofrerem. E quando nós falamos de autismo aqui já é um grande ganho”, reforçou Bruno.

O parlamentar elencou medidas necessárias para as políticas públicas na cidade: realização de um censo com apoio da rede de ensino e saúde; implantação do Espaço Girassol nas 12 regionais. “Queremos ser referência para todo o país”, declarou Bruno, lembrando que a luta pela inclusão não pode esquecer os adultos no espectro.

“Eu não trabalho essa bandeira, eu vivo ela dentro da minha casa”. O relato do vereador Professor Enilson (Cidadania) reforça a importância do acompanhamento adequado no desenvolvimento da pessoa autista. O parlamentar falou do quantitativo de crianças diagnosticadas com TEA na Regional 5, e que o projeto Espaço Girassol, vem para garantir atendimento especializado para esse público.

A vereadora Carla Ibiapina (DC) falou da sua experiência como fonoaudióloga, atendendo há mais de 10 anos pessoas autista e suas famílias. “Este é um dia que paramos para entender o que é incluir. Cada um tem a sua responsabilidade social, conheço como é o dia a dia dessas pessoas”, destacou a parlamentar, pedindo apoio ainda para duas propostas de sua autoria, uma delas, o consultório móvel.

O vereador Marcos Paulo (Progressistas), relembrando a sua trajetória como conselheiro tutelar, falou sobre a dificuldade das famílias no acesso ao diagnóstico. O primeiro passo para o acesso à diversos direitos, como destacou o parlamentar. Marcos Paulo falou ainda de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para conhecer os projetos da pasta voltadas para o incentivo ao empreendedorismo e formação.

O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) destacou a importância de políticas públicas para crianças e adultos na sua integralidade, atendendo as famílias. “Nós temos que ter essa compreensão que a criança vai crescer. E quero aqui parabenizar essa Casa pela iniciativa”, ressaltou.

Destacando a atuação dos colegas parlamentares na causa autista, Dr. Vicente (PT) falou das dificuldades que as famílias de autista enfrentam no seu dia a dia. O parlamentar elencou alguns desafios que o poder público deve estar atento, como profissionais para acompanhar as pessoas com deficiência nas salas de aula e no acesso aos serviços de saúde. Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza. 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias