19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioRegionaisNa Marcha dos Gestores e Legisladores a Brasília, prefeitos cobram revisão do pacto federativo

Na Marcha dos Gestores e Legisladores a Brasília, prefeitos cobram revisão do pacto federativo

No painel “Gestores de Sucesso no Brasil”, realizado na manhã desta quinta-feira, 24 de abril,  durante a XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, três prefeitos de diferentes regiões do país compartilharam suas trajetórias e reforçaram a importância do fortalecimento do municipalismo. Participaram João Rodrigues, de Chapecó (SC); Rodrigo Manga, de Sorocaba (SP); e Antônio Amaro Pereira, de Ipaporanga (CE). O papel decisivo dos municípios na vida dos brasileiros foi enfatizado pelos prefeitos, mostrando como isso reforça a necessidade de revisão do pacto federativo. 

A XXIV  Marcha de Gestores e Legisladores a Brasília é promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). 

João Rodrigues, com uma longa carreira política e atualmente à frente da prefeitura de Chapecó, destacou que “o segredo do sucesso não está no prefeito, mas na Câmara Municipal”. Valorizando a atuação dos vereadores como parceiros estratégicos da gestão, citou obras de infraestrutura, creches e políticas sociais implementadas ao longo de sua gestão. Para ele, programas sociais devem ser transformadores: “Uma carteira de trabalho vale mais do que um benefício mal utilizado”. Entre as ações de destaque, mencionou a eliminação de fraudes no Bolsa Família e o aumento da receita sem elevar impostos.

Rodrigo Manga emocionou o público ao relatar sua história de superação pessoal — do vício em drogas à vida pública. “Ou o Senhor mudava a minha vida, ou me levava. Ele mudou”, disse. Por meio de parcerias, o prefeito de Sorocaba ampliou o orçamento da cidade de R$ 3 para R$ 5,7 bilhões, incentivando a entrada da iniciativa privada sem aumento de impostos. Manga também tem se destacado pela forma de se comunicar: seus vídeos leves e bem-humorados nas redes sociais, que somam milhões de visualizações, aproximam a população da gestão pública e mostram que política pode — e deve — ser compreendida por todos. Ele criticou a distribuição atual dos recursos públicos — “60% União, 25% estados e só 15% municípios” — e defendeu mais equilíbrio no pacto federativo, com um terço para cada ente: “Somos nós, vereadores e prefeitos, que sabemos o que precisa ser feito”.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, encerrou o painel reforçando a importância de gestores que priorizam as pessoas. “O Brasil está aqui neste palco. João trouxe um projeto que salva pessoas e Manga é um exemplo vivo de superação. Nada disso é por acaso. Isso também é Deus”, finalizou. Fonte: UVB. 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias