A Casa da Indústria abriu as portas nesta quinta-feira (24 de abril) para a 10ª edição da Feira Rede Pão, maior evento de panificação e confeitaria do Nordeste. Realizada pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan) e pela Rede Pão, a feira reúne panificadores, confeiteiros, fornecedores, empresários e autoridades do setor, em uma programação voltada para o desenvolvimento, capacitação, geração de negócios e fortalecimento da cadeia produtiva. O evento segue até sexta-feira (25 de abril), com apoio do Sistema FIEC, SENAI Ceará, SESI Ceará, IEL Ceará e SEBRAE.
A solenidade de abertura foi marcada por grande participação institucional e contou com a presença do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado; do presidente do Sindpan, Alex Martins; e do presidente da Rede Pão, Júnior Dantas. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Paulo Menegueli; a superintendente estadual em exercício do Banco do Nordeste (BNB), Ana Carolina Gurgel; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; além de industriais, empresários, dirigentes sindicais e representantes de toda a cadeia da panificação cearense.
Na fala de abertura do evento, Carlos Prado ressaltou a importância simbólica e econômica do setor de panificação, fazendo menção ao texto bíblico. “A oração o pão nosso de cada dia foi ensinada por Jesus Cristo e é um dos símbolos do cristianismo. É uma oração adotada por várias religiões cristãs no mundo todo. E vocês que fazem o setor da panificação são aqueles que fornecem o pão e nos lembram sempre desse princípio divino”, destacando o papel essencial dos panificadores na sociedade.
Para o dirigente da FIEC, a responsabilidade de alimentar a população com esse produto exige compromisso contínuo com qualidade, inovação e união. “A FIEC está sempre pronta a acolher o sindicato, os empresários e os profissionais do setor, oferecendo os meios para que se qualifiquem, se fortaleçam e alcancem seus objetivos”, disse, após visitar os estandes e elogiar os equipamentos modernos e soluções apresentadas na feira. “Nós desejamos a vocês um grande evento hoje e que saiam daqui com conexões e com negócios fechados, porque o futuro é de vocês”, finalizou.
O presidente do Sindpan, Alex Martins, enfatizou o crescimento da feira e a receptividade do público. “Estamos iniciando o nosso caminho de grandes eventos da panificação cearense em 2025 com a Feira Rede Pão. Tivemos mais de 700 inscrições on-line, o que representa o dobro da edição anterior”, comentou. Segundo ele, a presença espontânea do público reforça a força do evento. Martins também destacou a qualidade da programação. “Temos grandes palestrantes, como o Pablo Farias, do Loucos Por Coxinha, e o Tarcísio Andrade, de Juiz de Fora. Além disso, a Rita Gonçalves lança aqui nossa campanha de São João de Prêmios. Também teremos a participação do nacional aqui, com a participação do presidente da ABIP Paulo Menegueli, entre outras atividades que tornam essa edição imperdível”, comemorou. Fonte: FIEC.