Circuito Fenacce promove o II Fórum de Economia Criativa

0
10
Circuito Fenacce promove o II Fórum de Economia Criativa
O evento acontece de forma online, e os interessados devem se inscrever no site oficial da Fenacce - Foto: Reprodução

Importante fonte de renda e geração de empregos, a Economia Criativa tem se consolidado por meio de modelos de negócios que envolvem inovação e criatividade. O segmento movimenta, em média, R$170 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da Firjan. No Ceará, o segmento representa cerca de 2,2% dos postos de trabalho, com 9% da população nessa ocupação. Para incentivar o crescimento do mercado, a Fenacce – Feira Nacional do Artesanato e Cultura promove o II Fórum de Economia Criativa nos dias 27 e 28 de junho dentro do Circuito Fenacce.

O evento é gratuito e acontecerá de forma online com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos na cadeia produtiva da arte, cultura, design, artesanato, moda, arquitetura e demais áreas da cena criativa, por meio da troca de experiências e estímulo ao empreendedorismo. Para ter acesso ao evento, é necessário fazer inscrição no site oficial da Feira: www.fenacce.com.br. Com o apoio do Sebrae, os 100 primeiros inscritos irão ganhar uma Consultoria de Análise do Instagram, que será realizada por especialistas da instituição.

De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce e presidente do Sindieventos CE, o II Fórum da Economia Criativa é uma oportunidade para auxiliar os profissionais do artesanato e das manifestações criativas a pensar soluções inovadoras. “O debate e a promoção do conhecimento contribuem para o fortalecimento de micro e pequenos empreendedores e esse é um bom momento para se capacitar, conhecer novos assuntos, esclarecer dúvidas e aprender a partir de outras experiências. A criatividade e a inventividade são características naturais do brasileiro, muito importantes na geração de produtos únicos, representando uma verdadeira riqueza cultural que precisa ser valorizada”, afirma.

Programação

Na abertura do Fórum, segunda-feira, 27/06, às 16h40, haverá o painel com o tema “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento”, que terá a mediação da diretora do Sindieventos Ceará, Circe Jane Teles. Entre os convidados, estão: Alberto Gadanha, assessor da Vice-Prefeitura de Fortaleza e Ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO; Lucas Rozzoline, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará e Diretor do ZZARQ; e Marcio Carvalho, arquiteto e urbanista com doutorado pela FAUUSP.

O 2º painel terá início às 18h da segunda-feira com a temática “Juventude Empreendedora – Como Inovar Produtos e Serviços Criativos” e conta com a mediação de Wilkson Santos, Mestre de Cerimônias. O debate terá a presença de Roberto Viana, Diretor de Cultura, Artes e Bibliotecas do Instituto Cuca e presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro; Davi Gomes, coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza; e Fernanda Gonçalves, confeiteira profissional e empreendedora da C’Douce Doceria.

Na terça-feira, 28/06, às 16h30, continuam as ações do Fórum com o 3º painel “Gestão do Conhecimento: Atividades Criativas que Expressam Artesanato”, tendo a mediação de Cattleya Guedes, Gestora Estadual da Economia Criativa e Artesanato do Sebrae. Para falar sobre o assunto, o evento traz Daniela Vasconcelos, gestora do Programa Alagoas Feita à Mão; Jordão Costa, superintendente da Coordenação Estadual do Artesanato do Piauí; e um representante do Sebrae Rio.

E, na sequência, às 18h da terça-feira, será realizado o encerramento do II Fórum de Economia Criativa com o painel “Gestão do conhecimento: Atividades criativas que expressam Moda” mediado por Angélica Freitas, consultora do Senac na área da Moda. O encontro terá o diálogo entre Silvânia de Deus, estilista e idealizadora da marca Sil de Deus; e Mariana Marques, publicitária, comunicação e identidade verbal da Catarina Mina e idealizadora da Auê Feira. Todos os painéis terão também a participação de cases de sucesso de empreendedores que irão compartilhar suas vivências e experiências na economia criativa.

4ª Fenacce

Realizada pela A&M Promoções e Eventos em parceria com o Sindieventos CE, a 4ª Feira Nacional do Artesanato e Cultura (Fenacce) acontecerá em setembro, de 16 a 25, no Centro de Eventos de Fortaleza e contará com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da CeArt, do Sebrae, da ApexBrasil e do PAB- Programa do Artesanato Brasileiro.

Os interessados em participar do Circuito e ser expositor da 4ª Fenacce podem entrar em contato com a organização do evento através do site www.fenacce.com.br ou pelos telefones: (85) 3535.5900 / 99165.7323 (whatsapp).

Serviço:

II Fórum da Economia Criativa

Data: 27 e 28/06

Horário: 16h30 às 19h30

Formato online

Inscrições: www.fenacce.com.br

*Programação sujeita a alterações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here