Comissão do Senado investigará a morte de Genivaldo dos Santos

0
31

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal investigará a morte de Genivaldo de Jesus dos Santos, de 38 anos, morto nesta quarta-feira (25/5) em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe.

Nesta quinta-feira (26/5), o presidente da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a CDH exigirá uma “apuração rigorosa” do acontecido. “Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso”, afirmou o senador no Twitter.

Genivaldo foi abordado pela PRF na cidade de Umbaúba, interior de Sergipe. Esquizofrênico, o homem ficou nervoso com a ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta e o imobilizaram no chão. Em seguida, os policiais jogaram um tipo de gás no porta-malas da viatura e colocaram Genivaldo dentro do veículo.

Os vídeos da ação brutal repercutiram nas redes sociais. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que o homem morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

“A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida”, destacou o presidente da CDH.

Em nota, a PRF de Sergipe afirmou que foram utilizadas “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter Genivaldo. A corporação informa que foi aberto um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos na ação.

A Polícia Federal (PF) em Sergipe instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Genivaldo de Jesus Santos. A corporação diz que já iniciou as diligências sobre o caso.

O Ministério Público Federal também abriu um procedimento sobre o caso, no sentido de acompanhar as investigações sobre a morte de Genivaldo. O despacho foi assinado pelo procurador Flávio Pereira da Costa Matias, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial.

Fonte: Congresso em Foco.

Genivaldo de Jesus dos Santos tinha 38 anos de idade. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!