Fortaleza e mais 8 municípios do Litoral Leste promovem vacinação contra raiva neste sábado

0
133
VetMovel Praia do Futuro  scaled

A Prefeitura de Fortaleza inicia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha de vacinação contra raiva animal e promove, neste sábado (06 de novembro), o Dia “D”. Serão 227 pontos de vacinação, incluindo as Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com atendimento das 8h às 16h, para cães e gatos a partir de três meses de idade.

Oito municípios do Litoral Leste também farão mobilização para vacinar cães e gatos neste sábado, tendo montado toda a estrutura necessária para a demanda. São eles: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel-CE, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapui.

O Ministério da Saúde preconiza que 80% dos cães sejam vacinados, anualmente, na cidade. Fortaleza alcançou esta meta nos últimos dois anos. Os 20% restantes equivalem ao número de animais abaixo da idade mínima ou que já foram imunizados em clínicas veterinárias particulares. Não há metas preconizadas para gatos pelo MS. Em números absolutos, a meta é vacinar cerca de 440 mil animais, entre cães e gatos, este ano.

Para realizar a imunização dos seus animais de estimação, os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento recebe a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação.

Durante a vacinação, os protetores devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

O último caso de raiva humana em Fortaleza ocorreu em 2003. Ao longo de todo ano, a Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos monitora e acompanha a circulação viral com medidas de vigilância, que têm se mostrado eficazes.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a doença.

A Secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite ressalta a importância da vacina para a proteção animal e humana. “Não há medicações para combater a raiva humana e animal e sim a prevenção, por meio da vacina. Com isso, contamos com a presença de todos os pets, acima de 03 meses de idade, neste dia D”, enfatiza a titular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!