Luciano Huck e Vem Pra Rua chamam para panelaço contra Bolsonaro

0
80
panelaço

A ação do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 gerou um novo panelaço na noite desta sexta-feira (15 de janeiro). Antigos apoiadores do presidente, assim como celebridades,  mobilizaram uma manifestação pelas janelas de casa, às 20h30 desta sexta-feira.

Um dos principais articuladores é o Vem Pra Rua, movimento ligado à Lava Jato e que já apoiou o governo, enquanto o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro integrava o poder Executivo. Hoje contrário às atitudes do Executivo, o VPR convoca as manifestações em suas redes desde o início da manhã.

Outro a declarar apoio à manifestação foi o apresentador de TV Luciano Huck, que tem pretensões de disputar as eleições de 2022. Também no Twitter, Huck convidou seus 13,1 milhões de seguidores ao ato. Outro a convocar o mesmo ato foi o escritor Antônio Prata.

João Amôedo, um dos  fundadores do Partido Novo, também  compartilhou em suas redes sociais uma convocação para o panelaço.

O panelaço contou, também, com a participação de membros da oposição. As páginas de alguns deputados do PT, como Airton Faleiro (PA) e de organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciaram que iriam  aderir ao protesto.

Bolsonaro afirmou que o governo “fez o que pode” para evitar a pandemia de covid-19 em Manaus – mas a cidade assiste a um segundo colapso do sistema de saúde em menos de um ano, sem conseguir garantir oxigênio à vítimas da doença respiratória e com ações do Ministério da Saúde focando em um suposto “tratamento precoce”, considerado ineficaz contra a covid.

Nas últimas semanas, a imposição de lockdown na cidade foi cogitada pelo governador e pelo prefeito – mas foi rebatida por deputados bolsonaristas. Nesta semana, Manaus tem sepultado por dia seis vezes mais cadáveres do que na mesma época de 2020. Com informações do Congresso em Foco. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here