Prefeito de Manaus testa positivo para covid e está na UTI; quadro é estável

0
121
cbcab k

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), testou positivo para covid-19 nesta segunda-feira (30/6). Ele está em isolamento no hospital Adventista de Manaus com quadro estável. “Lúcido e orientado, recebendo medicações via oral conforme protocolo institucional”, confirma a prefeitura.

Na semana passada,um estudo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mostrou que a cidade pode ter uma segunda onda de contaminações por covid-19 ainda mais intensa do que a vivida em abril. O pico dessa segunda fase da doença, apontaram os cientistas, seria entre julho e agosto.

No início de junho, por uma determinação do governo do estado, a cidade reabriu o comércio. Ainda na semana passada, Virgílio afirmou que uma retomada exigia “muito planejamento e cautela em meio a uma população que se mantêm exposta, fora de casa”.

Para o prefeito, foram feitos poucos testes em Manaus para que se pudesse ter um quadro real da situação, culminando com o que classificou de “reabertura precipitada”. De acordo com estimativa da equipe da Ufam, a cidade pode chegar a 200 mil casos simultâneos da doença, caso o comércio permaneça aberto.

Virgílio também disse que “da parte da prefeitura de Manaus, diversas medidas foram adotadas para o isolamento social da população e a proteção de quem não pode ficar em casa, […] incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e no transporte público e privado. A suspensão de licenças para eventos públicos de qualquer natureza, o fechamento de parques urbanos e unidades de conservação municipais, além de equipamentos de uso coletivo, como academias ao ar livre e parquinhos infantis, além do decreto de regime de teletrabalho para servidores municipais”.

Apesar de ser contra as medidas de reabertura do comércio impostas pelo governador Wilson Lima (PSC), o prefeito não editou um decreto municipal contrariando o plano estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here