SENAI Ceará: 78 anos mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearense

0
121
WhatsApp Image    at

Quase oito décadas mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearense. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) comemora 78 anos neste sábado (27 de novembro). Ao longo dos anos, a instituição vem cumprindo um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador cearense. Em todo o país, é uma das mais respeitadas entidades de educação profissional e inovação tecnológica, sendo referência em qualidade e credibilidade.

“É com muito orgulho e alegria que eu faço parte dessa história de tanto sucesso e de crescimento do SENAI Ceará. Somos uma instituição presente na vida dos cearenses, de credibilidade e que tem grande responsabilidade com as pessoas e as indústrias do Ceará. Nossas equipes trabalham focadas nesse propósito e empenhadas em fazer entregas com qualidade. Estamos prontos para atender as indústrias do nosso estado em educação, tecnologia e inovação.

Atuando para aumentar a produtividade do trabalhador e a competitividade das indústrias cearenses. Agradeço em fazer parte da gestão exitosa do Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante e de sua Diretoria, e da confiança em mim depositada”, afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

EducaçãoNos últimos 10 anos, foram realizadas mais de 300 mil matrículas em quase 3 mil cursos. O SENAI Ceará está presente em Fortaleza (Parangaba, Jacarecanga e Barra do Ceará), Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte com unidades físicas e atende a todo o estado por meio de cursos in company e unidades móveis, oferecendo cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica.

São cursos técnicos, de qualificação profissional, de curta duração e à distância, nas áreas de alimentos e bebidas, automação, mecatrônica, automotiva, construção, eletroeletrônica, energia, gestão, logística, meio ambiente, metrologia, petróleo e gás, polímeros, química, metalmecânica, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil e vestuário.

Além de mão de obra de excelência para a indústria, o SENAI também estimula o empreendedorismo nos cursos que oferece. Os alunos de cursos técnicos e de Aprendizagem contam com Unidades Curriculares (disciplinas) de Empreendedorismo, com apoio do Sebrae, com foco na disseminação de práticas empreendedoras.

SENAI Ceará: 78 anos mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearenseInovação e TecnologiaA indústria só será mais competitiva se inovar. Nos últimos anos, a entidade incorporou novas tecnologias, antecipou tendências e investiu em institutos de tecnologia para pesquisa e oferta de serviços de ponta. O SENAI Ceará apoia o setor industrial a ser cada vez mais eficiente desenvolvendo projetos inovadores.

O Instituto SENAI de Tecnologia, inaugurado em 2014, presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e competitividade da indústria cearense. Um dos principais objetivos do IST Eletrometalmecânica é a realização de pesquisas aplicadas, criação de novas tecnologias, novos produtos e a promoção de soluções inovadoras para as indústrias cearenses. Em todo o SENAI Ceará, são 190 laboratórios disponíveis para atender os industriais cearenses e de todo o país.

Um novo Instituto SENAI de Tecnologia deve começar a funcionar no início de 2022. Focado em energias renováveis, o novo Instituto funcionará no mesmo prédio onde fica o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú, em parceria com o SENAI Barra do Ceará. Estrategicamente alinhado ao mercado e ao momento econômico do estado do Ceará, o IST em Energias Renováveis vai atender e inovar o mercado nacional de energias renováveis com excelência operacional, forte capacidade de execução dos serviços e desenvolvimento de soluções e processos tecnológicos.

Em meados de setembro deste ano, foi inaugurado oficialmente o Habitat de Inovação do SENAI Ceará, com a presença do Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi. O Habitat de Inovação do SENAI Ceará, localizado no IST, em Maracanaú, tem foco na interação e conexão entre startups, empreendedores, inventores, alunos e indústrias para o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto. Funcionando como um Hub de inovação, o ambiente incentiva o empreendedorismo industrial e a conexão entre startups e grandes empresas, gerando o aperfeiçoamento para a cadeia industrial do Ceará.

SENAI Ceará: 78 anos mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearenseCombate à pandemiaAssim que a pandemia começou, o SENAI Ceará colocou a mão na massa e aplicou sua expertise técnica em diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Por orientação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o SENAI formou uma equipe multidisciplinar de trabalho com a Academia, setor produtivo industrial e Governo do Estado.

A mobilização da indústria para reparar ventiladores pulmonares, coordenada pelo SENAI, foi reconhecida pelo Prêmio Empreendedor Social. A iniciativa ficou entre as 10 ações mais importantes no combate à pandemia. O projeto que reuniu unidades do SENAI, empresas, instituições e órgãos de governo, consertou mais de 2.400 ventiladores.

Outra ação importante foi a criação do capacete de respiração assistida Elmo, 100% made in Ceará, idealizado logo no início da pandemia com a ideia de minimizar a necessidade de internações de pacientes com Covid-19 nas UTIs. Graças a uma força-tarefa envolvendo indústria, governo e academia, o capacete foi produzido em tempo recorde e já obteve aprovação da Anvisa para produção em escala industrial.

O Elmo é fruto de uma iniciativa conjunta entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará);  Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Universidade de Fortaleza (Unifor); e da Universidade Federal do Ceará (UFC). O capacete Elmo também contou com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Hoje, já são mais de 12 mil Elmos produzidos pela empresa parceira Esmaltec, distribuídos no estado do Ceará e em várias outras Federações do Brasil.

ParceriasA união faz a força. O SENAI Ceará construiu uma história de sucesso e consolidou-se como uma das três mais importantes instituições de educação profissional, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhando em parceria com governos, instituições e empresas, a exemplo do Governo do Estado, Funcap, Exército Brasileiro, UFC, Mallory, Enel e muitas outras.

SENAI Ceará: 78 anos mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearenseA Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem proporcionado oportunidades importantes ao SENAI Ceará. Em outubro deste ano, foram encerradas as atividades do SENAI no projeto para apoiar melhorias no Sistema de Educação Profissional de Moçambique. O projeto, em parceria com a CNI, Departamento Nacional do SENAI Ceará e Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, teve atuação do SENAI no apoio aos esforços do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC). A iniciativa proporcionou o desenvolvimento de um conjunto de perfis profissionais, desenho de currículos e capacitação de instrutores e técnicos em novos processos de formação e tecnologias. O objetivo é que as pessoas capacitadas disseminem o conhecimento, metodologias e habilidades adquiridas durante o projeto.

Educação transforma vidas e o SENAI leva essa afirmação ao pé da letra. Por meio de projetos como o Sou Capaz e de serviços prestados ao Minha Casa Minha Vida, a instituição promove ressocialização e capacitação para a sociedade. O Sou Capaz, realizado em parceria com a Secretaria da Administração Penintenciária (SAP), capacita internos e egressos do Sistema Prisional. Em 2021, serão 11 mil pessoas qualificadas pelo projeto. Em parceria com o Minha Casa Minha Vida, o SENAI Ceará promove cursos e palestras, e atividades de lazer, trabalho em equipe e compromisso com o meio ambiente. O Projeto Soldado Cidadão, executado em parceria com o Exército Brasileiro, desde abril de 2020, fornece qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção no mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de serviço militar.

Cumprindo a missão de apoiar o industrial no aumento da competitividade, o SENAI Ceará tem no Sebrae um grande parceiro na oferta de consultorias para micro e pequenas empresas, por meio do Sebraetec, um programa nacional do Sistema Sebrae que aproxima os prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. Ele foi criado para que os pequenos negócios possam inovar por meio do acesso à mão de obra especializada. O SENAI Ceará é reconhecido pelo Sebrae como o maior executor do Sebraetec. Entre 2017 e 2020, foram prestados 2019 atendimentos para 1055 empresas.

SENAI Ceará: 78 anos mudando a vida das pessoas e transformando a indústria cearense

Hidrogênio VerdeAlém de um importante aliado no processo de transição energética, o hidrogênio verde também representa uma excelente oportunidade para movimentar a economia e o setor elétrico brasileiro e cearense. Atento a esse novo nicho de mercado que começa a ganhar forma, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), tomou a dianteira, formatou e ofereceu ao público, de forma gratuita, o curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, EAD. Mais de 3 mil matrículas já foram registradas no curso.

O Ceará está se consolidando como um estado importante nas previsões relacionadas ao hidrogênio verde. O Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará já acumula 12 Memorandos de Entendimento firmados com conglomerados internacionais e representa um esforço importante do Ceará, em uma união entre Governo do Estado, FIEC, Complexo do Pecém e Academia, para promover o desenvolvimento do Ceará com melhor aproveitamento das energias renováveis. Nesse contexto, o SENAI Ceará oferta diversos cursos em energias renováveis para preparar os profissionais para as novas oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here