Zoho Brasil destaca importância dos parceiros no país em participação no ERP Sum

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Investindo cada vez mais nos negócios no Brasil, a Zoho, empresa de tecnologia, participou na terça e na quarta-feira, 12 e 13 de abril, do ERP Summit 2022, maior evento da América Latina sobre software e gestão. O evento aconteceu em São Paulo e reuniu grandes empresas de tecnologia para discutirem as tendências do mercado e como o pós-pandemia impactará nos negócios. 

Fabiana Lansner, Diretora de Desenvolvimento de Negócios na Zoho Brasil, destacou a participação da Zoho no ERP Summit como uma forma de mostrar a empresa ao mercado brasileiro, além de inseri-la entre os grandes nomes do mercado. “Como a Zoho ainda é uma marca que não é muito conhecida no mercado brasileiro, estar nesses eventos nos dá a oportunidade de nos conectar com o público – não só como ferramenta, como eles conheceriam o produto, mas como marca”, destaca. 

A experiência da Zoho nos eventos é uma das principais formas de conectar a empresa com os consumidores, entendendo assim as necessidades e como se pode trabalhar para solucioná-las. Durante sua atuação no Brasil, a empresa investiu em ações que se conectam com o mercado local – como o podcast Inspire – a fim de estar cada vez mais inserida no país. 

“Nós pensamos muito na experiência que as pessoas têm com a marca, não só no digital, mas fora dele. A importância desses eventos está na ativação da marca, tentar conectar com o público, entender melhor as demandas do público, então para nós os eventos são o complemento. Eu falo que hoje em dia não dá para se estar só no online ou no offline, você tem que estar nos dois”, acrescentou a executiva. 

Com uma plataforma com mais de 50 ferramentas, a Zoho analisou o público do ERP Summit para trazer as soluções mais adequadas aos convidados. Dessa forma, estabeleceu um primeiro contato com a marca, apostando nas soluções que se encaixam de forma geral, podendo assim no futuro integrar cada vez mais produtos e serviços ao cliente. 

“Nós trouxemos cinco produtos que trabalhamos bastante com os parceiros: nossa ferramenta de atendimento a chamados e suporte; nossa ferramenta de gestão de vendas; nossa plataforma para a criação de aplicativos em low code; nossa plataforma GBI para integrações com nossos aplicativos, e nossa plataforma de colaboração e comunicação”, diz Ricardo Moraes, Gerente de Suporte da Zoho Brasil, presente no estande da Zoho no ERP Summit. 

Parceiros são pilar da Zoho no Brasil

As ações da Zoho no Brasil são concentradas também em seus parceiros, os Zoho Partners. No ERP Summit, empresas que atuam com a gigante indiana puderam detalhar as ferramentas e prospectar novos clientes, a fim de integrá-los no ecossistema. 

Segundo Fabiana Lansner, os Zoho Partners desempenham um papel primordial nos negócios da empresa no Brasil. “Os parceiros são nossos braços e a extensão da Zoho. As nossas ferramentas, para funcionarem da maneira que a gente precisa, os parceiros precisam ou customizá-las ou até mesmo fazer todo o processo de implementação, então sem os parceiros a gente não consegue testar a usabilidade e dar continuidade às ferramentas”, afirma. 

O crescimento da Zoho no Brasil se nota com a quantidade de parceiros atualmente. Em 2018 a empresa tinha dois parceiros no país e após as ações de crescimento conta hoje com dois parceiros Premium, seis Advantage e dez Autorizados. “Nós acompanhamos esse crescimento nos parceiros vendo o que podemos fazer para auxiliar nesse crescimento, já que cada parceiro tem um tipo de expertise”, acrescentou a Diretora de Desenvolvimento de Negócios. 

Silvio César Oliveira, Sócio Diretor de Consultoria da Wiki, é um dos parceiros Premium da Zoho no Brasil, e destaca que atua para uma transformação digital, buscando assim encontrar a melhor maneira de auxiliar as companhias que estão investindo nessa evolução digital. 

“Hoje a gente está bem focado no processo de transformação digital, a partir da jornada do cliente. O nosso primeiro trabalho é fazer uma avaliação e entender qual é essa jornada e a partir daí conectar os produtos que mais fazem sentido para a transformação digital dos nossos clientes, para acelerar o negócio deles, e aí vai componentizando, como se fosse um leque. O pós é contínuo, porque são 55 produtos, o cliente começa usando, um, dois, e ele não para. Nós temos uma equipe que fica acompanhando, dando suporte e evoluindo com eles. Tenho clientes que estão com a gente desde 2010, só com os produtos Zoho”, destaca Silvio. 

Ainda para 2022, a Zoho Brasil continuará investindo em eventos, a fim de aproximar os consumidores ainda mais da marca, fortalecendo também as ações com os parceiros na região. 

“Como os eventos estão voltando, eu acredito que nenhuma tecnologia pode substituir o presencial. Nosso intuito é identificar quais são os melhores eventos para estarmos presentes, porque gostaríamos, mas não podemos estar em todos. Nós já temos três ou quatro eventos até o final do ano e pode ser que isso aumente. A gente tenta estar mais em eventos de tecnologia, experiência do cliente ou um evento de vendas ou CRM”, comenta Fabiana Lansner.