O primeiro fim de semana do mês de junho, que marca o começo da Pós-Estação no Ceará, deve ser de chuvas mais reduzidas.
O cenário é apontado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e se dá a partir da análise das condições atuais de tempo e dos resultados de modelos numéricos nesta sexta-feira (5/6).
Os meteorologistas indicam que há uma tendência de redução da área propícia às precipitações e nos acumulados ao longo desta sexta e também do fim de semana. Neste intervalo, espera-se a atuação de áreas de instabilidade, além de sistemas locais, como a brisa marítima, que trata-se de uma circulação de vento que sopra do oceano para a terra.
“Entre sexta e sábado a expectativa é de acumulados menos expressivos, já no domingo, há tendência de melhoria nas condições”, comenta Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.
Para hoje, a previsão é de possibilidade de chuva passageira e isolada nas regiões da Jaguaribana, Maciço de Baturité e na faixa litorânea no período da tarde e noite, de intensidade variando de fraca a moderada.
Já no sábado, as condições deverão ficar restritas à faixa litorânea e Maciço de Baturité. Por fim, no domingo, a tendência é de registros ao longo do litoral, Maciço e região Jaguaribana.
Em tempo: na tarde desta sexta, assim como nas manhãs do fim de semana, a Funceme realizará novas análises e, se necessário, indicará atualizações.