34.4 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioÚltimas NotíciasSarto entrega novo ateliê do Projeto Costurando o Futuro

Sarto entrega novo ateliê do Projeto Costurando o Futuro

O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira (07/07), novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, localizado no Cuca do José Walter. Este é o sétimo equipamento entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno.

“Fortaleza sempre teve uma vocação para a costura e para a indústria têxtil, e nós exportamos muitos talentos nessa área. Neste sentido, o programa Costurando o Futuro visa ajudar pequenos empreendedores que precisam só de um empurrão, fornecendo máquinas de costura e uma mão amiga que os ajude e oriente. Isso aquece a economia local”, salientou Sarto.

A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado e colaborativo, porém gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o José Walter foi reconhecido pela SDE como um pólo de produção de costura, e devido a demanda existente de aluguel de equipamentos, a população passou a contar com as máquinas em sistema de revezamento.

“Tá tudo muito bem estruturado e gratuito, eu não vou nem sair daqui”, comemorou Erivânia Tavares
Erivania Tavares, 51 anos, costureira e moradora do José Walter, conheceu o novo ateliê no dia de inauguração e já está ansiosa para utilizar as máquinas fornecidas pelo projeto. “Eu costuro há mais de dez anos, mas me foquei e passei a investir nisso há uns cinco. Além disso, achei o espaço muito bom, o espaço com ar-condicionado está disponível, junto com as máquinas e tudo muito bem estruturado e gratuito, eu não vou nem sair daqui”, comemorou.

Francisca de Assis, costureira de 52, já utiliza o espaço do Projeto Costurando o Futuro disponível no bairro Bom Jardim e também elogiou a iniciativa. “Eu fiquei sabendo do projeto por meio de amigas e, quando fui lá ver, era verdade, tinha máquinas disponíveis para a gente usar. Eu achei ótimo, é bem pertinho da minha casa. Lá eu faço meus trabalhos e amizades”.

Com a iniciativa, Fortaleza sai à frente em relação a outras capitais, não apenas pelo espaço que promove a inclusão e a independência financeira, mas por atingir principalmente mulheres que possam sofrer de violência patrimonial. As usuárias também podem trocar experiências entre si e formar uma rede de contatos.

“Nós queremos colocar esse projeto na cidade inteira e o próximo será no Conjunto Ceará, que deverá ser inaugurado em breve. Isso é muito importante, pois, às vezes, as pessoas só precisam de um espaço e equipamentos para trabalhar”, destacou Rodrigo Nogueira, titular da SDE.

O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Em Fortaleza, os equipamentos estão localizados no Centro de Referência do Bom Jardim, no Vila União, na Pracinha da Cultura do Ancuri, no Cuca Jangurussu, Pracinha do Vila Velha, no Cristo Redentor, e, na sequência, será inaugurada uma nova estrutura no bairro Conjunto Ceará.

Fonte: PMF.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias