Durante quatro meses, dez autistas da Associação Fortaleza Azul (FAZ) participaram de oficinas promovidas pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), com orientações para a prática da fotografia. O resultado desses encontros foi transformado na exposição “Ampliando Olhares”, que será apresentada para o público durante o 2º Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão Escolar, com o tema “Diálogos para Educação com Equidade”. O acesso à exposição é gratuito e acontecerá nos dias 04 e 05 de setembro, de 8h às 17h, no Centro de Eventos do Ceará (no Foyer/ recepção).
O 2º Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão Escolar é realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por intermédio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão, Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF) e da Coordenadoria da Educação Infantil (COEI) e tem o intuito de proporcionar à comunidade escolar momentos de discussões e reflexões acerca dos desafios e possibilidades da educação inclusiva e diversidade na contemporaneidade, a fim de promover processos educativos que fortaleçam práticas pedagógicas e atendam às necessidades dos profissionais e estudantes, ampliando a compreensão do ambiente escolar como espaço marcado pela pluralidade, intrínseca ao fenômeno educativo. Os interessados em participar do evento podem fazer inscrição gratuita no link https://encurtador.com.br/ghvCX, na aba convidado. O evento contemplará 4.000 participantes.
Atualmente um segundo grupo de autistas participa das Oficinas do MFF, com acesso a câmera obscura e câmera de papel, além de vivenciarem na prática a captura de imagem utilizando câmeras fotográficas profissionais, tudo isso promovido pelo Núcleo Educativo do Museu. Esses encontros têm o propósito de estimular o pensamento e a interpretação e de desenvolver o olhar, a partir de ações direcionadas para o aprendizado.
O acesso ao Museu da Fotografia de Fortaleza é gratuito e funciona de terça a domingo, das 12h às 17h. Para mais informações: (85) 3017-3661 ou @museudafotografiafortaleza.