Por Guilherme Azevedo
Muita gente tem me perguntado quem acho que será o candidato à sucessão do prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro, nas eleições deste ano. Compartilho com vocês que minha resposta sempre tem sido o nome da atual vice-prefeita, Paulinha Dantas. E explico as razões.
A história de Paulinha com o grupo político dos Ribeiro vem desde o ano 2000, quando ela venceu a eleição como vice-prefeita do pai do Tiago, Tino Ribeiro, e seguiu fiel durante oito anos. Tino sempre a cortejava como a melhor vice-prefeita que poderia ter. Em 2008, o então prefeito não a escolheu como sucessora. Começa aí um intervalo de 12 anos na aliança entre os Dantas e os Ribeiro.
Neste período não acontece nada que arranhe a relação entre as duas famílias; sequer a eleição suplementar de 2019. Eleição suplementar na qual Paulinha foi candidata adversária do Tiago e perdeu a eleição, aliada da família Queiroz. Pouco tempo depois, na virada de 2019 para 2020, Tiago e Paulinha posam para uma foto juntos. Era o prenúncio do retorno da aliança de sucesso.
Como previ na época, se concretizou a composição da chapa Tiago Ribeiro prefeito e Paulinha Dantas vice nas eleições de 2020. Chapa vencedora com 26.071 votos. E Paulinha retorna à vice-prefeitura com a mesma fidelidade dos anos 2000, mas com um elemento de diferença daquela época: Paulinha de 2020 pra cá tem participado ativamente da gestão do Prefeito Tiago, embalando inaugurações e assinaturas de ordem de serviço com seus discursos bem formulados. Mas sempre uma presença discreta.
Postura suficiente para concluir que, sob a liderança do prefeito Tiago, Paulinha tem ética, capacidade técnica e envergadura política para comandar o município nos próximos quatro anos. Nome que tem capacidade de manter o grupo unido e de ampliar as alianças nestas eleições.
Guilherme Azevedo, estudante de Jornalismo na Unifor e suplente de vereador em Cascavel.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ceará Leste).