27.2 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioRegionaisCentec vai criar curso em Sistemas de Energia Renovável em São Gonçalo do Amarante

Centec vai criar curso em Sistemas de Energia Renovável em São Gonçalo do Amarante

O Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante passará a contar com o curso técnico de nível médio em Sistemas de Energia Renovável. A unidade, que é mantida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), recebeu o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE) para ofertar a primeira turma.

A portaria que reconhece o curso foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 16/5. Com isso, a formação passa a ser ofertada em duas unidades do Centec – em abril, o CEE autorizou o início do curso na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, com 45 vagas.

Para o presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, a criação do curso e as respectivas autorizações de início da oferta das primeiras turmas convergem com o início dos trabalhos do projeto H-TEC, do Governo do Ceará, que visa qualificar profissionais e fortalecer a cadeia produtiva de energias renováveis no Ceará. O Centec é uma das instituições que faz parte do projeto.

“A autorização para iniciarmos o curso em São Gonçalo do Amarante vem em um momento muito oportuno, pois a região é um polo importante para a geração de energia solar e eólica e, muito em breve, de hidrogênio verde. O Centec se antecipou a essa estratégia e agora vamos correr junto nesse processo promissor.”

Os alunos do novo curso serão selecionados dentro da base de inscritos no período de pré-matrícula, realizada entre novembro e dezembro de 2023. As aulas serão realizadas à noite na modalidade presencial. O curso é gratuito e tem duração de cinco semestres.

Os CVTecs e as Fatecs são unidades geridas pelo Instituto Centec por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O Centec é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado. Com informações do Centec.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias