No Spaece 2023, a costa leste cearense tem 23 escolas de Ensino Médio com Padrão Crítico em Matemática na 3ª Série

0
40
No Eusébio, em Língua Portuguesa, as EEMTI Manuel Ferreira da Silva (102 alunos) e EEP Eusébio de Queiroz (163 alunos) obtiveram Padrão de Desempenho Intermediário - Foto:Divulgação/Ilustração
No Eusébio, em Língua Portuguesa, as EEMTI Manuel Ferreira da Silva (102 alunos) e EEP Eusébio de Queiroz (163 alunos) obtiveram Padrão de Desempenho Intermediário - Foto:Divulgação/Ilustração

Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste

O Spaece 2023 – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – instituído pela Secretaria de Educação do Ceará, em 1992, avaliou, em Língua Portuguesa e Matemática, a 3ª Série de 28 escolas públicas estaduais de Ensino Médio nos oito municípios da costa leste do Estado.

O sistema é desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Foram avaliados 4.465 alunos, sendo 736 no Eusébio; 807 no Aquiraz; 248 em Pindoretama; 757 em Cascavel; 623 em Beberibe; 146 no Fortim; 898 em Aracati; e 250 em Icapuí.

No Eusébio, em Língua Portuguesa, as EEMTI Manuel Ferreira da Silva (102 alunos) e EEP Eusébio de Queiroz (163 alunos) obtiveram Padrão de Desempenho Intermediário; as EEM Ana Bezerra de Sá (273 alunos) e EEM Professora Francisca Linhares de Sousa (198 alunos) com Padrão de Desempenho Crítico.

Em Matemática, apenas a EEP Eusébio de Queiroz obteve Padrão de Desempenho Intermediário. As demais com Padrão de Desempenho Crítico.

No Aquiraz, com Padrão de Desempenho Intermediário em Língua Portuguesa as EEMTI Lia Sidou (120 alunos), EEMTI Coronel Osvaldo Studart (50 alunos), EEEP Professora Alda Façanha (160 alunos) e EEM Manoel Senhor Melo Filho (95 alunos).

Com Padrão de Desempenho Crítico em Língua Portuguesa as EEMTI Raimundo Tomaz (80 alunos), EEM Telina Matos Pires (200 alunos), EEM Maria Bernardo de Castro (34 alunos) e EEMTI Francisco Nailton Cavalcante de Lima (68 alunos).

Na Matemática, a EEEP Professora Alda Façanha obteve Padrão de Desempenho Intermediário, ficando as demais escolas com Padrão de Desempenho Crítico.

Em Pindoretama, a EEM Júlia Alenquer Fontenele (248 alunos) obteve Padrão de Desempenho Crítico em Língua Portuguesa e Matemática.

Cascavel com Padrão de Desempenho Crítico em Língua Portuguesa a EEM Padre Arimatéia Diniz (294 alunos). As EEM Ronaldo Caminha Barbosa (107 alunos), EEMTI Custódio da Silva Lemos (80 alunos), EEEP Edson Queiroz (172 alunos) e EEMTI Marconi Coelho Reis (104 alunos) com Padrão de Desempenho Intermediário.

A EEEP Edson Queiroz com Padrão de Desempenho Intermediário em Matemática, tendo as demais obtido Padrão de Desempenho Crítico.

Em Beberibe, com Padrão de Desempenho Intermediário ficaram as EEM Ana Facó (210 alunos), EEM Francisca Moreira de Souza (90 alunos), EEM Raimundo Nonato Carlos dos Santos (80 alunos) e EEEP Pedro de Queiroz Lima (154 alunos). A EEM Jaime Tomaz de Aquino (89 alunos) com Padrão de Desempenho Crítico.

Com Padrão de Desempenho Intermediário em Matemática apenas a EEEP Pedro de Queiroz Lima, e as demais com Padrão de Desempenho Crítico.

Em Fortim, a EEM Helenita Lopes de Gurgel Valente (146 alunos) obteve Padrão de Desempenho Crítico em Língua Portuguesa e Matemática.

No Aracati, a EEMTI Barão de Aracati (65 alunos) e EEEP Professora Elsa Maria Porto Costa Lima (149 alunos) obtiveram Padrão de Desempenho Intermediário em Língua Portuguesa; a EEM Beni Carvalho (684 alunos) com Padrão de Desempenho Crítico.

Na Matemática, a EEEP Professora Elsa Maria Porto Costa Lima obteve Padrão de Desempenho Intermediário e as demais com Padrão de Desempenho Crítico.

No Icapuí, a EEM Professor Gabriel Epifânio dos Reis (250 alunos) obteve Padrão de Desempenho Crítico em Língua Portuguesa e Matemática.

O reportado Spaece 2023 está disponível no portal da Secretaria de Educação do Ceará em: ˂https://www.seduc.ce.gov.br/ensino-medio/˃, e os Padrões de Desempenho em: ˂https://avaliacaoemonitoramentoceara.caeddigital.net/#!/programa˃.

*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará e colaborador do Ceará Leste. Com colaboração do jornalista Augusto Brandão.