Ano letivo 2022 na rede pública estadual tem início nesta segunda-feira, 31/1

0
101
INAUGURACAO DA EEEMTI ESTADO DE ALAGOAS; EDUCACAO;ENSINO MEDIO; TEMPO INTEGRAL; SEDUC; ALUNOS;ESTUDANTES; BARRA DO CEARÁ; FORTALEZA; FOTO © HELENE SANTOS/ GOV DO CEARA

A rede pública estadual de ensino iniciará o ano letivo de 2022 nesta segunda-feira (31 de janeiro). O novo ciclo será marcado pela ampliação das políticas de aperfeiçoamento e valorização da educação cearense, com ações em diversas frentes, incluindo a melhoria da infraestrutura do parque escolar, a oferta contínua de conectividade para os alunos, a expansão do tempo integral e a qualificação de professores, entre outras iniciativas.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), dará sequência à distribuição de chips e tablets aos alunos que ingressam na 1ª série do Ensino Médio, a fim de que todos tenham condições de aprofundar a aprendizagem adquirida em sala de aula, mesmo após o período mais crítico de pandemia. A entrega desses equipamentos já vinha sendo realizada desde o ano passado e colaborou, por exemplo, para o acompanhamento das aulas remotas, possibilitando que os estudantes tivessem acesso aos encontros virtuais.

Outra política criada com o objetivo de apoiar a permanência de estudantes na escola foi a aquisição, por parte do Governo, de kits de absorventes para serem distribuídos, ao longo deste ano, às alunas da rede estadual. A medida beneficiará 212.544 estudantes, que receberão mensalmente um kit contendo dois pacotes com oito unidades cada. Durante o ano de 2022, serão entregues 2.550.528 conjuntos deste tipo, num investimento de cerca de R$ 9,5 milhões.

A ação tem o propósito de combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar, evitando constrangimentos e abandono escolar, além de minimizar o risco de doenças. Além da distribuição dos produtos, serão desenvolvidas nas unidades de ensino ações de conscientização sobre a adequada higiene menstrual e atenção à saúde íntima.

Para o ano de 2022, também há a previsão de entrega de 35 novos prédios escolares em todo o Ceará, entre novas sedes para escolas já existentes, e unidades de ensino que começarão a funcionar. A medida busca oferecer espaços adequados, modernos e bem equipados aos jovens cearenses. Por Ascom Seduc-CE