Hospital de Aracati ganha sua primeira certificação junto a Vigilância Sanitária

0
10
São 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica - Foto: Reprodução

O Hospital Municipal Eduardo Dias – HMED do Aracati recebeu, após 41 anos de existência, sua primeira certificação de funcionamento de acordo com todas as normas da Vigilância Sanitária. Mesmo em atividade há dezenas de anos, o HMED pela primeira vez conseguiu superar essa etapa de qualidade em serviço prestado. Tudo isso, graças a novos processos de trabalho e a nova estrutura adquirida com a reforma e ampliação nessa gestão.

A implantação de equipe multiprofissional de saúde, que antes não existia, seguindo todas as normas técnicas foi fundamental para essa conquista. Tudo isso, seguindo rigorosos processos de trabalho exigidos para que a certificação fosse conquistada. Um desses exemplos de procedimentos é o trabalho que a equipe multiprofissional realiza diariamente na cozinha do hospital, para garantir que as refeições sejam as mais adequadas possíveis.

Sobre maquinário, a aquisição do autoclave foi um importante ponto, pois é um equipamento essencial para a esterilização de instrumentos diversos utilizados no hospital. Antes o HMED estava com todos os tipos de deficiências como móveis e maquinários antigos, além de problemas como formigueiros, cupinzeiros, estrutura física precisando de reforma. Além de não cumprir as normas sanitárias.

Agora, Aracati e região podem contar com uma estrutura que é considerada a melhor do interior do estado para um hospital municipal. Com a disponibilidade de equipamentos e maquinários novos e dentro dos padrões necessários para funcionamento.

Novo HMED

Ao todo, são 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica. Além desses setores, o prédio está em obra para comportar a ampliação do Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica. Ocupando uma área de 5.729,71 m² com todos os ambientes climatizados.

Em suas novas instalações o piso e a pintura aplicados, finalmente são os apropriados para hospital e no andar superior, todas as estruturas foram reformadas: Internação, Ambulatório, Bloco Administrativo, Unidade de Terapia de Urgência – UTU, recepções, banheiros, Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.

O hospital recebeu um novo Centro de Imagem com equipamentos de última geração – Foto: Reprodução

Em 2021, com os constantes investimentos da Gestão, o hospital recebeu um novo Centro de Imagem com equipamentos de última geração, como os aparelhos de ultrassonografia e tomografia computadorizada. No mesmo ano, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Xavier Maia – UPA foi transferida de bairro e, hoje, funciona de forma integrada ao HMED, o que permitiu um melhor fluxo de pacientes, e a agilidade na mobilidade para todos que necessitam do serviço, principalmente em casos urgentes.