Sancionadas leis autorizando programa de combate à fome e cirurgias eletivas

0
19
Ambos os programas são considerados prioridades da gestão - Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta sexta-feira (17/2), as leis que autorizam o programa Ceará sem Fome e o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde. No evento, que ocorreu no Palácio da Abolição, o chefe do Executivo esteve acompanhado pela primeira-dama Lia de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, e secretários estaduais.

Ambos os programas são considerados prioridades da gestão e funcionarão em espelhamento a programas com o mesmo seguimento do Governo Federal. “Nós temos pressa, para que nenhum irmão cearense passe mais tempo esperando cirurgia e sem comida na mesa”, declarou o governador Elmano de Freitas.

O Programa Ceará Sem Fome terá três frentes de ação, com a distribuição de um cartão alimentação, a criação de uma rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs) e a distribuição de itens de gênero alimentício, de higiene e limpeza, entre outros.

Mutirão de cirurgias

Para dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com cerca de 60 mil cearenses, foi estruturado o plano estadual. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde, entre elas clínicas aptas a cirurgias de catarata, hospitais-polo e unidades estratégicas. As unidades serão selecionadas mediante chamamento público. O edital foi lançado nesta sexta-feira (17/2).

Além das cirurgias, também serão realizados exames complementares e consultas especializadas no mutirão. A Sesa mapeou as principais demandas de procedimentos que já estão cadastradas no sistema de saúde do estado: remoção de vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata. Fonte: Governo do Ceará.