Sebrae/CE premia Sala do Empreendedor do Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí

0
32
A premiação ocorreu terça-feira (28/11) durante o Seminário de Gestão Empreendedora, em Fortaleza - Foto: Divulgação

Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros Pequenas Empresas (Sebrae) do Ceará premiou 98 Salas do Empreendedor com o Selo de Referência em Atendimento pela qualidade dos serviços prestados aos empreendedores dos respectivos municípios. A premiação ocorreu terça-feira (28/11) durante o Seminário de Gestão Empreendedora, em Fortaleza.

A Sala do Empreendedor é um espaço implantado pela Prefeitura, com o apoio do Sebrae, destinado ao atendimento dos empreendedores da cidade quanto a orientações e serviços relacionados à abertura, regularização e baixa de uma empresa. Ademais, a Sala dispõe de informações sobre eventos oferecidos pelo Sebrae.

O Selo é dividido nas categorias estadual e nacional, sendo a classificação estadual os Selos Ouro Prata e Bronze e na nacional, o Selo Diamante. Conquista o Selo Bronze a Sala do Empreendedor que atingir de 75 a 80,99 pontos; Prata, de 81 a 89,99 pontos; e Ouro, de 90 a 100 pontos. No Selo Diamante a pontuação será maior ou igual a 99 pontos.

Quanto aos critérios de avaliação, o Selo tem os seguintes pilares: Qualidade no Atendimento Remoto; Gestão; Ambiente de Negócios; Ofertas e Realizações de Soluções; Infraestrutura; Presença Digital; e Capilaridade.

No Estado, 127 Salas do Empreendedor se inscreveram para participar da premiação. Desse total, 29 Salas receberam medalha de participação. No Litoral Leste cearense receberam o Selo Ouro os municípios do Eusébio, Pindoretama, Beberibe, Aracati e Icapuí, e Selo Prata e Aquiraz. Fortim ficou com o Selo Prata.

A região do Cariri conquistou quinze Selos de Ouro e quatro de Prata; a de Ibiapaba com nove Ouros, um Prata e um Bronze. A Região Metropolitana de Fortaleza conquistou oito Selos Ouro. O Maciço de Baturité com seis Ouros, três Prata e um Bronze.

No Sertão Central o Selo Ouro ficou com seis cidades, tendo um Prata e um Bronze; no Centro Sul foram cinco Selos Ouro e um Prata; na região do Jaguaribe foram cinco Ouros e um Prata; e no Sertão de Crateús, quatro Ouros, um Prata e dois Bronzes.

Na região Oeste a premiação do Selo Ouro ficou com quatro municípios e um Selo Bronze; no Norte, três Ouros, quatro Pratas e um Bronze.

*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará e colaborador do Ceará Leste.