Inaugurado espaço para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

0
23
A Carteira de Identidade Nacional está sendo emitida em todo território cearense - Foto: Divulgação

O Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (11/01), o novo espaço da Coordenadoria da Pefoce, no bairro Benfica, em Fortaleza. O local presta o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), primeira e segunda via, e conta com sala sensorial exclusiva para atendimento do público com TEA.

O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância desse momento, tanto para os servidores, que recebem um novo espaço adequado para atendimento, quanto para os cearenses que irão se beneficiar do local e da forma como o serviço será prestado.   O Governo do Ceará investiu R$ 2.317.572,13 para a reforma e funcionamento da nova sede.

Identidade Nacional

O novo documento nacional, que começou a ser emitido nesta quinta-feira (11/01), em todo o Ceará, traz uma importante mudança. Agora, quem tirar a nova identidade, a numeração será única, apenas o CPF. Desta forma, permite a integração com outros órgãos e serviços.

A primeira via do novo modelo em papel de segurança é gratuita, mesmo para o cidadão que já tenha emitido outras versões anteriores.

As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo continuarão válidas até o ano de 2032. Para adquirir a nova carteira a documentação necessária é: certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado); CPF e comprovante de residência. Se autista, além da certidão de nascimento e CPF, também é necessário o documento do responsável e o laudo médico com CID específica para autismo para inserção do símbolo na carteira.

Acolhimento

Com a sala sensorial, não apenas as pessoas com deficiência se sentiram acolhidas, mas também seus responsáveis. Acompanhando a filha Lindainês, pessoa com Síndrome de Down – na renovação da carteira de identidade, Valéria Machado compartilhou o sentimento de acolhimento recebido. Com informações do governo estadual.