Lula deve ter cautela em relação à desistência de Joe Biden, avalia o Planalto

0
17
Lula deve ter cautela em relação à desistência de Joe Biden, avalia o Planalto
Lula deve ter cautela em relação à desistência de Joe Biden, avalia o Planalto

Interlocutores do Planalto e do Itamaraty avaliam que o presidente Lula deve ter cautela em relação ao posicionamento sobre a desistência do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à reeleição. Biden anunciou neste domingo, 21 de julho, que não deve concorrer novamente e o petista, que apoia o chefe de estado americano, não se posicionou até o momento

O Itamaraty diz que não vai falar publicamente sobre o caso porque a decisão se trata de uma política interna dos Estados Unidos. Apesar disso, interlocutores afirmam que o anúncio de Biden não foi visto com “surpresa”, já que o presidente americano estava sendo alvo de muita pressão nos últimos dias.

O cientista político Nauê Bernardo diz que é importante que os países separem assuntos de estado e de governo. Ele afirma ainda que o ideal é que a cautela seja adota nessas situações, até por questões de futuras parcerias:

Ao longo da tarde de domingo, outros membros do governo Lula usaram as redes sociais para elogiar Biden pela decisão.

Biden demonstrou enorme “grandeza política”, disse a ministra Simone Tebet (Planejamento), no X (antigo Twitter). Segundo ela, só um “fato novo” consegue “enfrentar o conservadorismo extremista que ameaça o mundo”.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, disse que a decisão é um gesto de grandeza em defesa da democracia e dos direitos humanos e que, certamente, o gesto do presidente americano entrará para a história dos Estados Unidos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a decisão de Biden é simbólica, porque mostra que nenhum projeto pessoal pode estar acima da construção de uma maioria eleitoral que preserve a democracia. Com informações da CBN.