3.741 internos são aprovados no Encceja PPL 2020 no Ceará

0
99

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária, acredita que investir na educação é fundamental para o processo de reabilitação social de pessoas privadas de liberdade.

Neste ano, o exame contou com 6.176 internos inscritos. Foram 1.125 aprovados no Ensino Fundamental e 128 no Ensino Médio. No total, 3.741 internos foram beneficiados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), sendo 1.253 certificados de conclusão e 2.488 atestados por proficiência em pelo menos uma área de conhecimento.

Na edição de 2019, foram aprovados 803 internos e 2.392 atestados por proficiência. O resultado demonstra a eficiência da escolarização ofertada dentro do sistema prisional do Ceará.

O interno pode conseguir dois documentos por meio do exame: os Certificados de Conclusão (para quem conseguir a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação) ou a Declaração Parcial de Proficiência (certificação parcial que comprova pontuação mínima em uma ou mais áreas avaliadas, mas não em todas).

A aprovação no Encceja garante aos internos a possibilidade de continuar com os estudos durante o período em que estão privados de liberdade. O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é uma opção para o interno que não teve chance de concluir os estudos na idade adequada e serve como oportunidade de obter os certificados do ensino fundamental e médio.

O coordenador educacional da SAP, Rodrigo Moraes, comemora a eficácia da política de ressocialização e inclusão social da Secretaria da Administração Penitenciária. “Os bons resultados do Encceja PPL 2020 são a prova que a SAP está no caminho certo, garantindo e ampliando a oferta educacional e fortalecendo a parceria com a secretaria de educação com o objetivo de promover uma escolarização de qualidade”, conclui. Por Ascom SAP.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!