Biblioteca realiza lançamentos de diversos títulos em julho

0
6
Biblioteca realiza lançamentos de diversos títulos em julho

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza lançamentos de diversos títulos. Com entrada gratuita, os lançamentos acontecem presencialmente. Confira a programação abaixo:

01/07 (Sexta-feira)
18h | Lançamento “Revista Mapa: seis bairros de Fortaleza + edição especial em homenagem aos 155 anos da Bece”, coordenação de Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima;

Local: Setor de Atualidades

A Revista Mapa é uma publicação independente, editada desde 2017. Nela, são reunidos mapas afetivos de Fortaleza, histórias que transitam entre a memória e o desejo, desenhados e escritos por artistas que colocam no traço um pouco das suas experiências como moradoras e como moradores dessa cidade. Coordenada por Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima, a Revista Mapa acontece na rua, no encontro; envolve presença, escuta e caminhadas. A cada edição, um bairro é ilustrado por artistas que cultivam com ele intimidades com as suas calçadas, com as suas paisagens, artistas que tenham relações de vizinhança e amizade com as pessoas que por ali habitam.

07/07 (Quinta-feira)
18h | Lançamento de Livro “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” de Tarcísio Matos e Apresentação Musical em homenagem ao músico Tarcísio Sardinha

Músicos convidados: Samuel Rocha, David Simplicio e Vannick Belchior
Local: Multiuso 3 / Alpendre

A mais completa pesquisa sobre o modo peculiar de se expressar do cearense tem cerca de 10 mil expressões e verbetes “e é pro sujeito se abrir e adotar isso como segundo idioma”, sugere o autor. São dois volumes caprichados, com um super infográfico anexo, ilustrados por crianças e adolescentes participantes do Projeto “O Traço e a Fala do Cearensês”, apoiado pela Lei Aldir Blanc, numa parceria do InsTI – Instituto Tonny Ítalo com o Espaço Cultural Artes em Conexão. O lançamento conta com apresentação da obra (e brincadeiras) pelos jornalistas Demitri Túlio e Eliomar de Lima e pelo poeta e professor Sérgio Araújo; presença dos jovens ilustradores do livro, vindos de Itatinga. Participação especial de músicos Freitas Filho, Samuel Rocha, David Simplício e Vannick Belchior, que prestarão homenagem ao saudoso Tarcísio Sardinha, personagem recorrente na Grande Enciclopédia de Tarcísio Matos por conta da ruma de histórias bem-humoradas.

14/07 (Quinta-feira)
18h | Lançamento do Livro “Português e Algo Mais para o Dia a Dia” de Myrson Lima
Local: Multiuso 3

Após a generosa acolhida do livro “O essencial do português”, que atingiu oito edições e agora se encontra esgotado, vem a lume, do mesmo autor, “Português e algo mais para o dia a dia”. A obra é prática e didática, visando oferecer a professores, alunos universitários, candidatos a vestibulares e concursos e estudiosos do idioma, em formato de dicionário, um conteúdo sólido e confiável. Há especial preocupação de atualizar conhecimentos ante as novidades da última reforma ortográfica e os novos registros, ainda pouco divulgados, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5a.edição, e do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 2a.edição, ambos importantes publicações da Academia Brasileira de Letras.

28/07 (Quinta-feira)
18h | Lançamento do Livro ” O Silêncio de Todo Dia” por Dauana Vale
Local: Multiuso 3

“Por que as mulheres silenciam violências e desejos?” foi a pergunta impulsionadora da escritora Dauana Vale na construção do seu primeiro livro de contos, composto por narrativas breves e brevíssimas sobre os silêncios femininos. Mergulhada em seus próprios questionamentos e no que estava ouvindo de tantas mulheres, Dauana está lançando o livro “o silêncio de todo dia”, resultado também de estudos em escrita literária. Trata-se de uma edição de bolso que possui a maioria das páginas do lado esquerdo em branco, sugerindo às leitoras e aos leitores que transformem o livro no próprio diário, reafirmando a epígrafe escolhida: “Escrever é dar nome ao silêncio. Mesmo quando ninguém quer ouvir.”, de Carola Saavedra.

Protocolo Prevenção a Covid-19

Ressaltamos que, para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o decreto Nº34.798, de 14 de junho de 2022. Orientamos o uso de máscara durante a permanência na Bece e que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço:

Lançamentos de livros

Dia 01/07 (Sexta-feira) – Lançamento “Revista Mapa: seis bairros de Fortaleza + edição especial em homenagem aos 155 anos da Bece”, coordenação de Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima;

Dia 07/07 (Quinta-feira) – Lançamento de Livro “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” de Tarcísio Matos e Apresentação Musical em homenagem ao músico Tarcísio Sardinha;

Dia 14/07 (Quinta-feira) – Lançamento do Livro “Português e Algo Mais para o Dia a Dia” de Myrson Lima

Dia 28/07 (Quinta-feira) – Lançamento do Livro ” O Silêncio de Todo Dia” por Dauana Vale

Sempre às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).
Fonte: BECE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here