quinta-feira, 4 de junho de 2026

Ceará volta a apresentar área sem seca relativa, segundo Monitor das Secas

Atual cenário do Brasil, conforme o Monitor de Secas - Foto: Reprodução.
Atual cenário do Brasil, conforme o Monitor de Secas - Foto: Reprodução.

O Ceará voltou a apresentar área sem seca relativa após quatro meses, conforme dados do Monitor de Secas divulgados nesta quarta-feira (20/3). No mapa referente ao mês de fevereiro de 2024, o estado apresentava 23,5% do seu território sem nenhum nível de seca relativa.

O cenário positivo deu-se, principalmente, pelas chuvas acima da normalidade. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado de fevereiro foi de 230,6 milímetros, o que representa um desvio de 90% acima da média histórica.

Porém, é importante manter-se em alerta, pois 76,23% do Ceará ainda encontra-se sob seca relativa, sendo 37,54% deste total com seca moderada. Assim, entre os impactos possíveis estão desde veranicos de curto prazo como reservatórios com níveis mais baixos. Com informações da Funceme. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *