Em anúncio por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (18/6), o governador Elmano de Freitas comemorou a ampliação do voo Fortaleza-Lisboa, que passará a contar com cinco frequências semanais a partir de novembro deste ano.
A mudança irá aumentar a oferta de assentos em 3 mil lugares, consolidando o Ceará como hub internacional. O percurso será operado pela empresa Latam.
“São mais turistas movimentando a economia, gerando mais emprego e renda aos cearenses. Seguimos firmes na luta para ampliar ainda mais o número de voos no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A companhia aérea Latam opera o percurso Fortaleza-Lisboa desde o ano de 2025. Com efeito, a iniciativa marcou o primeiro voo da empresa entre o Nordeste e a Europa desde 2009.
A rota internacional conta atualmente com três frequências semanais para o transporte de passageiros. Dessa forma, Portugal lidera com folga a emissão de turistas estrangeiros para o Ceará.
Os visitantes portugueses representam 32,63% do mercado internacional que desembarca no estado. Por conseguinte, a rota aérea consolida-se como um corredor econômico estratégico para o turismo cearense.
Crescimento do fluxo internacional e impacto econômico
No primeiro trimestre de 2026, o Ceará registrou um crescimento expressivo de 43,16% no setor. O índice apurou o desembarque de turistas estrangeiros em voos diretos no estado. Além disso, os dados oficiais mostram uma alta em comparação com o mesmo período de 2025.
De fato, a evolução representou a chegada de mais de 35 mil visitantes ao território cearense no período. Paralelamente, a ampliação planejada do voo Fortaleza-Lisboa conectará ainda mais o estado ao Velho Continente.
A Europa desponta hoje como o principal mercado emissor para a região. O continente responde por cerca de 75% do fluxo internacional de viajantes. Por fim, a expansão das conexões aéreas beneficiará diretamente a economia e o comércio como um todo.








