Centro-norte e extremo sul devem concentrar chuvas isoladas nesta quarta

0
1
Cariri pode ter chuvas passageiras - Foto: Marciel Bezerra.
Cariri pode ter chuvas passageiras - Foto: Marciel Bezerra.

O centro-norte e os extremo sul do Ceará deverão concentrar os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15/5).

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), precipitações pontuais estavam sendo esperadas no norte da Jaguaribana e no Litoral de Fortaleza, ainda na noite desta segunda (13/5).

Na terça-feira (14/5), a expectativa foi de chuvas isoladas entre madrugada e manhã é ao longo da faixa litorânea do estado. Entre a tarde e a noite, a Funceme aponta possibilidade de precipitações fracas e passageiras na Ibiapaba e no Cariri.

Já no período da noite, o Cariri deve apresentar chuvas fracas e passageiras devido a áreas de instabilidade que poderão se formar no leste do Nordeste e avançar para a região.

Por fim, na quarta, a tendência é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba.

De forma geral, as precipitações esperadas são de fraca intensidade, mas pontualmente podem ser moderadas, principalmente, nas regiões serranas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está em torno de 3°N, ou seja, não está influenciando as chuvas no estado do Ceará. Portanto, as chuvas são devido a efeitos locais, tais como, efeito de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade. Com informações da Funceme.