Aquiraz e Beach Park investem na profissionalização da mão de obra do município

0
12
Gratuito, o Projeto Capacita Aquiraz está promovendo o curso de doceiros e salgueiros - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aquiraz e o Beach Park estão realizando a terceira edição do Projeto “Capacita Aquiraz” – com objetivo de oferecer formação profissional gratuita para a comunidade local e do entorno da cidade, além de gerar empregos de forma sustentável e atender à crescente demanda turística da região.

Até o dia 22 de dezembro, o projeto está realizando o curso de doceiros e salgueiros, com a participação de 25 pessoas de comunidades de Aquiraz. De acordo com a gerente de Recursos Humanos do Beach Park, Anunciada de Morais, já foram realizados cursos de cumim (20 alunos) e garçom (15 pessoas), o que irá resultar em 60 participantes formados nessa etapa.

Todas as capacitações têm 40 horas aula/mês, com duração de dois meses, e aulas cinco vezes por semana, envolvendo um curso básico (marketing pessoal, relação com o meio ambiente onde vive etc.) e a formação profissional específica. Os participantes estão sendo avaliados ao longo da formação, com base no empenho nas aulas, compartilhamento de novas ideias, desempenho nas atividades propostas e frequência de 75% das aulas oferecidas.

Todo o investimento e organização para realização dos cursos é do Beach Park – com apoio financeiro do fornecedor Fretar Transportes. O destino turístico também é o local da formação prática dos futuros profissionais, com projeto pedagógico do Instituto Educação Portal – IEP/Faculdade de Ensino Portal. A formação do Projeto Capacita Aquiraz ainda oferece material didático, lanche, uniforme e certificado ao fim do curso.

O projeto iniciou em 2021, numa iniciativa do Beach Park com apoio da Casa do Cidadão, da Prefeitura de Aquiraz, capacitando 93 pessoas do entorno de Aquiraz nos cursos de camareira, manipulação de alimentos e garçom – na ocasião, ministrados por colaboradores líderes do Beach Park, com expertise em formação e desenvolvimento de pessoas.

A partir de 2022, o IEP entrou como entidade participante do projeto, passando a orientar os cursos no Espaço IEP, em Aquiraz, formando 42 interessados no curso de hotelaria básica.

Em julho/2021 e janeiro/2022, a Prefeitura de Aquiraz e o Beach Park já realizaram o Projeto Aquiraz Social, com cursos voltados para o atendimento em hotelaria (curso de camareira e segurança alimentar). A 20 km da capital cearense, o município possui o segundo maior parque hoteleiro do Ceará, de acordo com dados da Secretaria do Turismo (Setur).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here