As caravanas que saíram do Ceará para participar da posse do presidente Lula da Silva, em Brasília, retornaram na terça-feira (3/1) ao Estado, cada uma para o seu município de origem. Um exemplo foi a caravana que partiu de Aracati com destino ao Distrito Federal, para quem foi “uma experiência única e muito especial”, como testemunhou para o Ceará Leste, o poeta e cordelista Dodó Figueiredo.
– No coração de cada um a certeza de que contribuímos para um país melhor, colocando novamente na presidência, quem nunca deveria ter saído, disse o poeta. Depois de agradecer à vereadora Raimunda Lúcia (PT), segundo ele responsável pela organização da caravana, acrescentou: “Você foi incrível”. Segundo ele, todos os participantes colaboraram “como se fossemos velhos amigos, tornou tudo mais leve e agradável.”
– A viagem foi excelente e as companhias melhores ainda, continuou o cordelista. E continuou: “Os momentos vividos […] neste dia ficarão para sempre.”
Uma caravana de 12 ônibus de vários municípios cearenses partiu na tarde da quinta-feira (29/12), com destino à Brasília, para participar da posse do presidente eleito Lula da Silva, no domingo (1º de janeiro), no Distrito Federal. Cerca de 600 pessoas participaram das caravanas.
Trechos do cordel Nossa ida a Brasília à 3ª posse de Lula, por Dodó Figueirêdo
Vinte e nove de dezembro
Foi o dia escolhido
De dois mil e vinte e dois
Um ano bem concorrido
Decidimos viajar
E Brasília visitar
Veja agora o ocorrido.
Às 4h da tarde
Da cidade do Aracati
Deu início a caminhada
Que descreverei aqui
Num ônibus bem equipado
Nós fomos acomodados
E então pudemos partir.
A corrida continua
Vamos chegar em Brasília
Procurando um wi-fi
Pra avisar a família
Que as coisas andam bem
Mais internet não tem
Eu já estou uma pilha.
Após a janta fizemos
Pequena concentração
Saudamos o nosso Lula
Com o mais lindo refrão
Olé, olé, olé, olá!
Lu-la, Lu-la!
Assim já diz a canção.
E chegando em Brasília
Tudo estava preparado
Um local para deixar
Nossos pertences alojados
Um estádio à disposição
De cada delegação
Mané Garrincha, arretado.
A posse de Lula, amigos
Foi um misto de emoção
De carinho, de amor,
De zelo de compaixão
Foi para nós um sinal
De que Lula não é mal
Tem enorme coração.







