segunda-feira, 20 de julho de 2026

Ceará conquista bronze na Olimpíada Mundial de Robótica em Singapura

As medalhas de ouro, prata e bronze são dadas a grupos de equipes - Foto: Reprodução/FIEC.
As medalhas de ouro, prata e bronze são dadas a grupos de equipes - Foto: Reprodução/FIEC.

 

Representando o Brasil, as equipes do SESI Ceará alcançaram um êxito inédito na Olimpíada Mundial de Robótica (WRO). O evento ocorreu em Singapura, entre os dias 23 e 29 de novembro.

Os estudantes das equipes All Might e All Might Kids destacaram-se pelos projetos inovadores, técnicos e criativos. Com isso, eles conquistaram a medalha de bronze. Isso colocou, portanto, o Brasil entre os melhores do mundo em robótica educacional.

Para o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o desempenho dos estudantes resulta diretamente do investimento contínuo em educação e inovação.

“O resultado que nossas equipes conquistaram em Singapura é motivo de enorme orgulho”, ressaltou. Ele explicou que ver os alunos competindo de igual para igual e trazendo uma medalha inédita demonstra a força da educação.

Holanda agradeceu ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, cujo apoio e visão tornam possíveis conquistas como esta. Ele também expressou reconhecimento às equipes técnicas, professores, treinadores e familiares.

A Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, complementou que a participação dos estudantes dependeu do apoio irrestrito de Ricardo Cavalcante e Paulo André Holanda. Ela agradeceu, ainda, à ArcelorMittal, grande parceira.

Projeto Inovador e Equipes

Entre os destaques, está o HABTRON, da equipe All Might Kids. Trata-se de um habitat espacial inflável e funcional. A equipe o desenvolveu na subcategoria Elementary. O projeto se destacou pela proposta visionária e pelo alto nível de engenharia. Com isso, ele conquistou um lugar entre as 20 melhores equipes do mundo.

  • All Might Kids (Elementary): É formada pelos estudantes Samuel Dutra (6º ano), Miguel Mota (6º ano) e Thales de Sousa (5º ano), da Escola SESI SENAI Parangaba.

  • All Might (Senior): É formada pelos estudantes do Ensino Médio Ana Larissa Abreu (Centro), Niord Pereira e João Antônio de Macedo (Parangaba).

Configuração do Pódio e Classificação

Na etapa mundial da WRO, o pódio tem uma configuração diferente. As medalhas (ouro, prata e bronze) são dadas a grupos de equipes. Para ilustrar, na subcategoria Elementary (Future Innovators), 4 equipes receberam ouro; 7 equipes foram prata; e 19 equipes conquistaram bronze.

Tanto a All Might quanto a All Might Kids sagraram-se campeãs brasileiras. O campeonato ocorreu na etapa nacional da WRO, em agosto. Este resultado foi essencial para que as equipes fossem selecionadas para competir em Singapura.

Esses resultados reforçam o potencial das escolas SESI SENAI Ceará. Elas transformam ideias em soluções reais e elevam o nome do Brasil na robótica mundial. Fonte: FIEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *