A Polícia Rodoviária Federal interceptou, primeiramente, uma van na BR-116, em Itaitinga, nesta madrugada. Os agentes encontraram, portanto, 62 mil maços de cigarros contrabandeados no compartimento de carga. O motorista, de 29 anos, confessou, aliás, ter recebido R$ 500 pelo transporte ilícito. Ele foi, desse modo, preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal. O crime de contrabando prevê, visto que, penas severas de acordo com o Código Penal.
Essa ação faz parte, por sua vez, de um trabalho estratégico e tecnológico da PRF. A corporação utiliza, ademais, o mapeamento constante de rotas utilizadas por criminosos. Essas medidas permitem, então, a interceptação de cargas antes que cheguem ao mercado consumidor.
A ocorrência em Itaitinga integra, consequentemente, um contexto de recorde histórico de apreensões no Ceará. Em 2025, houve, de fato, um aumento de 19,7% no volume de cigarros apreendidos.
O chefe de operações, Davi Freitas, destacou, assim, a importância da fiscalização qualificada e especializada. A resposta ao crime organizado passa, inevitavelmente, pelo uso intensivo de inteligência e integração institucional.
O foco em rotas críticas tem permitido, inclusive, enfraquecer as finanças de diversas organizações criminosas. As investigações sobre esta carga específica continuarão, agora, sob a responsabilidade da Polícia Federal.
A origem da mercadoria será, portanto, apurada para identificar todos os envolvidos na logística. Os policiais pretendem, também, rastrear os possíveis pontos de distribuição na capital cearense. Todos os procedimentos legais seguem, visto que, para assegurar a devida responsabilização criminal dos culpados.
A carga apreendida representa, enfim, mais um duro golpe contra o comércio ilegal no estado. A PRF manterá, finalmente, o policiamento ostensivo e estratégico em todas as rodovias federais. Fonte: PRF.








