O governador Elmano de Freitas anunciou a construção da Praça Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho na última quarta-feira (1/4).
O novo equipamento ocupará o entorno do ITA-Ceará, em Fortaleza. Para viabilizar a obra, o Governo do Estado investirá R$ 3.251.842,26 com recursos do Tesouro Estadual.
Durante a entrega da primeira etapa do campus, Elmano destacou a importância histórica da homenagem. Segundo o governador, o espaço celebra o cearense fundador do instituto e complementa o “presente” dado pelo presidente Lula e pelo ministro Camilo Santana.
Estrutura de lazer e expansão do ITA
A praça contará com uma área total de 4.420 m² projetada para o lazer e a convivência da comunidade.
O projeto contempla quadra poliesportiva, rampa de skate, bicicletário e academia ao ar livre. Além disso, as intervenções incluem paisagismo e revitalização de áreas verdes para garantir mais segurança aos frequentadores.
A iniciativa segue o modelo de sucesso de outros espaços públicos, como o Parque Dom Aloísio Lorscheider. O Estado prevê a conclusão das obras para agosto de 2027, focando na inclusão e no bem-estar da população local.
A chegada do ITA ao Ceará fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico da região.
A unidade ofertará os cursos inéditos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. Portanto, o novo campus ampliará as oportunidades para talentos cearenses em um dos centros de engenharia mais prestigiados do país.







