terça-feira, 21 de julho de 2026

José Guimarães assume ministério e fala em “derrotar o fascismo”

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) tomou posse, na tarde desta terça-feira (14/4), como o novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais. O parlamentar cearense ocupava anteriormente a liderança do governo na Câmara dos Deputados. Agora, ele assume a pasta no lugar de Gleisi Hoffmann, que planeja disputar uma vaga no Senado pelo estado do Paraná.

Durante o evento no Palácio do Planalto, Guimarães dirigiu-se diretamente aos presidentes do Legislativo, Davi Alcolumbre e Hugo Motta. O ministro destacou que o apoio do Congresso é fundamental para fortalecer as bases democráticas e derrotar ideologias extremistas no país. Consequentemente, o discurso reforçou a necessidade de uma coalizão sólida para a sustentabilidade do atual projeto político.

 

Desafios na articulação e pauta legislativa

Como novo chefe da articulação política, Guimarães enfrentará desafios complexos na mediação entre o Governo Federal, estados e municípios. Entre as prioridades imediatas, destaca-se o avanço da pauta sobre o fim da escala 6×1 e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Além disso, o ministro deverá articular a aprovação do nome de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal.

Posteriormente, o presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a habilidade de diálogo do novo ministro, inclusive com setores da oposição. Guimarães afirmou que nenhum governo obtém sucesso sem reconhecer a pluralidade do Parlamento brasileiro. Portanto, a gestão da pasta sob seu comando focará na construção de consensos estratégicos para garantir a governabilidade em 2026.

 

Perfil e mudanças na liderança

A nomeação de José Guimarães altera significativamente a estrutura de liderança governamental no Congresso Nacional. Confira os principais pontos da transição:

  • Carreira: Advogado e deputado federal pelo Ceará desde 2007, Guimarães é também vice-presidente do PT.
  • Sucessão na Câmara: O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) assume o posto de líder do governo deixado pelo novo ministro.
  • Impacto Eleitoral: A posse retira Guimarães da disputa nas urnas e interrompe sua atuação parlamentar direta entre 2027 e 2030.

Por fim, o presidente Lula oficializou a posse, embora tenha optado por não discursar durante a cerimônia oficial. Adotando uma postura pragmática, o governo aposta na vasta experiência de Guimarães para destravar votações cruciais no Senado. Assim, a nova configuração das Relações Institucionais busca estabilidade política em um ano de pautas econômicas decisivas. Fonte: Agência Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *