terça-feira, 21 de julho de 2026

Mais de 13 mil celulares já foram recuperados pelas Forças de Segurança 

Fotos: Helene Santos/Casa Civil
Fotos: Helene Santos/Casa Civil

 

O Governo do Ceará superou a marca de 13 mil celulares recuperados pelas Forças de Segurança desde 2024.

Portanto, nesta terça-feira (3/3), as autoridades iniciaram a entrega de 1.200 novos aparelhos no Cisp, em Fortaleza.

O governador Elmano de Freitas liderou a solenidade ao lado do secretário Roberto Sá.

De fato, o programa Meu Celular consolidou-se como uma ferramenta essencial para combater crimes patrimoniais.

O estado registrou uma queda de 43,5% nos roubos de celulares nos primeiros meses de 2026.

 

Estratégia integrada e resultados

Além disso, o governador destacou que a redução de roubos ultrapassou 60% durante o último período de carnaval.

Dessa maneira, o estado continuará investindo no fortalecimento das polícias para garantir a tranquilidade pública.

Inclusive, o secretário Roberto Sá afirmou que o programa já serve como referência para todo o País.

Segundo o titular da SSPDS, a reestruturação das forças gera queda na criminalidade e aumento na produtividade policial.

Da mesma forma, o delegado Márcio Gutiérrez reforçou que a ferramenta desarticula a cadeia do mercado ilegal.

Assim, o combate atinge desde o furto inicial até a venda final do patrimônio roubado.

 

Conscientização e prevenção ao crime

Por outro lado, o delegado-geral alertou a população sobre os riscos de adquirir aparelhos sem procedência confirmada.

Visto que o mercado criminoso depende da revenda, o consumidor deve verificar a credibilidade dos vendedores.

Logo, o preço abaixo do mercado e a falta de nota fiscal indicam possíveis irregularidades.

Deste modo, a ferramenta tecnológica auxilia as polícias a identificar a origem ilícita dos dispositivos durante as abordagens.

Certamente, a colaboração dos cidadãos no cadastro do IMEI facilita o trabalho de devolução dos bens. Por fim, o Ceará reafirma seu compromisso com a segurança pública através da inovação e inteligência.

 

Saiba mais

O programa Meu Celular, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Estado na recuperação de celulares roubados, furtados ou perdidos.

O programa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil.

 

Como fazer o cadastro

1° – O usuário cria um perfil em www.meucelular.sspds.ce.gov.br, informando dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

2° –  Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.

O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

O programa conta com tecnologia fornecida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *