domingo, 21 de junho de 2026

Ministério Público esclarece que Prefeito de Pindoretama não foi alvo de operação 

Veículo policial parado em frente ao gabinete do prefeito no dia da operação - Imagem: Reprodução/MPCE
Veículo policial parado em frente ao gabinete do prefeito no dia da operação - Imagem: Reprodução/MPCE

Em nota encaminhada ao Ceará Leste,

 na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro, o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), informou que o atual prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado, não é alvo da investigação. 

A Operação “Vectura Fraus” investiga um suposto esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro público de contratos de locação de veículos firmados entre a Prefeitura de Pindoretama e empresas. Foram alvos da investigação quatro secretários municipais e sócios de empresas que firmaram contratos com o Poder Executivo municipal. 

O MP do Ceará informou ainda que outras informações não podem ser repassadas por questões estratégicas da investigação. Esclareceu, no entanto, que o prefeito de Baixio, Lúcio Cardoso,  foi alvo da ação policial. O município está localizado na região do Centro-Sul cearense, a 451 quilômetros de Fortaleza. 

Foram afastados por 180 dias, o atual chefe de gabinete, Vitor Coutinho,  além dos secretários municipais da Infraestrutura e Serviços Públicos, Eli Costa; do Desporto e Lazer, Marcelo Holanda; e da Administração, Paulo Henrique Horácio.  Depois da operação, os nomes dos secretários foram retirados do portal da Prefeitura de Pindoretama. 

Em nota, a Prefeitura de Pindoretama esclarece que preza pelo “trabalho desempenhado pelo Ministério Público do Ceará”, e reitera o “compromisso em cumprir as determinações judiciais e colaborar com a investigação realizada pelas autoridades competentes”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *