O SENAI Ceará leva para casa duas importantes medalhas na maior competição de educação profissional do mundo, o . WorldSkills Brasil 2025. Um avanço significativo para o estado, diante dos grandes desafios apresentados nas disputas regionais e nacionais, marcando uma trajetória ascendente na olimpíada. A entrega da premiação foi na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Conheça os medalhistas
Da delegação do SENAI Ceará, destacaram-se dois competidores. Eduardo Roberto, da unidade de Juazeiro do Norte, disputou na ocupação de Soluções em Software para Negócios e conquistou a medalha de prata. Ele dividiu o pódio com Artur Fiorentino, medalhista de ouro do SENAI São Paulo, e Paulo Henrique Veríssimo de Carvalho, medalhista de bronze do SENAI Paraná.
Já na ocupação de Arte Digital 3D para Jogos, a competidora Maria Clara dos Santos Góis, do SENAI Centro (Fortaleza), conquistou a medalha de bronze, dividindo o pódio com Giovanna Cândido da Silva, medalhista de ouro do SENAI São Paulo, e Lucas Rodrigues da Silva, medalhista de prata do SENAI Paraná.
Seu sucesso na competição era esperado, tanto pela conquista anterior, como 2º lugar nacional no SAEP, em programação, quanto no nível de dedicação nos treinos para a WS.
A premiação foi acompanhada de perto pelos Gerentes das unidades do SENAI Ceará: Alcilane Mota (Centro), Maurício Barreira (Juazeiro do Norte), Enzo Rissi (Parangaba), Dennes Landim (Barra do Ceará), João Giffoni (Maracanaú) e Elson Mesquita (Sobral).
O Ceará foi mais longe
Além de Eduardo e Maria Clara, mais um cearense foi medalhista na WSBrasil 2025. João Carvalho, competidor do IFCE Sobral na ocupação #55 Tecnologia da Água, foi medalhista de bronze. Sua preparação contou com total apoio do SENAI Centro, em Fortaleza.
E mais ainda: outros dois competidores do SENAI Ceará receberam um importante reconhecimento da competição, as Medalhas de Excelência WorldSkills, concedida a alunos que tiraram notas acima da média nas provas. São eles: Antônio Pablo Lopes dos Santos e João Roberto de Oliveira Félix, do SENAI Centro, na ocupação #48 Indústria 4.0.
Com o ranking disputado, os estados que devem representar o Brasil em Xangai (China), em 2026, são: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Nos últimos meses, 387 jovens, entre 17 e 23 anos, de 23 estados, mostraram habilidades profissionais em áreas que vão de Tecnologias da Construção Civil a Serviços, passando por Manufatura e Engenharias, TIC e Criatividade e Design. Cada ocupação tem sua própria complexidade e atestam que o país está repleto de pessoas que estão preparadas para o mercado de trabalho com excelência e comprometimento. Fonte: Senai Ceará.







