terça-feira, 21 de julho de 2026

Sindsaúde entrega carta aos deputados cobrando correção e perdas salariais de categorias do setor

As distorções afetam as categorias há décadas- Foto: Reprodução.
As distorções afetam as categorias há décadas- Foto: Reprodução.

O Sindsaúde Ceará visitou a Alece nesta quarta-feira (12 de novembro). O sindicato entregou uma carta aos deputados estaduais. Nela, o documento solicita apoio para corrigir distorções salariais. Tais distorções afetam diretamente Auxiliares de Patologia e Técnicos de Radiologia. De fato, o problema persiste há mais de uma década na rede estadual.

O documento expõe um erro histórico que ocorreu em 2013. Sem justificativa técnica, a SESA rebaixou os Auxiliares de Patologia do nível médio para o elementar. Embora a Lei Complementar 270/2021 determine o retorno ao nível médio, o reenquadramento manteve o erro. A Secretaria da Saúde (SESA) fez a alteração em 2022. Isso colocou os profissionais na referência 1. Eles deveriam estar entre as referências 6 e 8, conforme o tempo de serviço.

Pedido na LOA e Reparação

Na carta entregue aos parlamentares, o Sindsaúde solicita a inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O crédito viabilizará a correção desses enquadramentos. Assim, a LOA reparará as perdas acumuladas, garantindo justiça e valorização profissional.

A direção do sindicato reforçou que a demanda não é apenas administrativa. Pelo contrário, ela representa uma reparação moral e funcional. O sindicato destacou a importância da sensibilidade e do compromisso da Casa Legislativa. Eles esperam que o erro seja corrigido, assegurando respeito aos trabalhadores. (Fonte: SindSaude-Ceará).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *