Tapera das Artes promove recital nesta segunda como encerramento das atividades do ano de 2023

0
13
O objetivo principal do Programa Tapera das Artes de Cultura é utilizar a música como ferramenta de cidadania, inclusão e empoderamento - Foto: Divulgação

Será realizado nesta segunda-feira (18/12), a partir de 18h30, um recital gratuito e aberto ao público com os alunos dos ateliês de música da Tapera das Artes, organização social da sociedade civil de Aquiraz que utiliza a música como ferramenta de inclusão social. As crianças e adolescentes que irão se apresentar integram o Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, que oferece oficinas de sopros (metais e madeiras), cordas (violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo), instrumental Orff, Acordeon, Piano e Canto para estudantes da rede pública de ensino de Aquiraz.

Para abrilhantar ainda mais a noite, será realizada a formação cultural dos alunos e uma gincana musical.  As melhores performances de cada atelier receberão troféus e certificados por suas participações. Os jurados serão professores da rede pública municipal, agentes culturais da Secretaria Municipal de Cultura e artistas convidados.

O objetivo principal do Programa Tapera das Artes de Cultura é utilizar a música como ferramenta de cidadania, inclusão e empoderamento. “Queremos incentivar uma viagem para dentro de si, em conexão com o universo do outro e do lugar em que se vive. Os instrumentos são apenas um dos meios para abrir perspectivas de novos caminhos, promovendo o aprendizado lúdico e um novo olhar para a vida, muito mais amoroso e humanizado”, explica Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor e fundadora da Instituição Tapera das Artes.

A tecnologia social utilizada no projeto, com metodologia inovadora, traz uma proposição pedagógica voltada para o afeto e para os sentidos, focando na formação, no crescimento e no desenvolvimento do indivíduo. “A partir de uma educação coletiva de música, estimulamos o processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo”, explica o maestro Ênio Antunes, diretor do projeto. “Sempre com foco no crescimento e desenvolvimento humano”, complementa.

A Frezenius Kabi e a Enel apresentam o  Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe com recursos viabilizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta também com o patrocínio da ASEM-NPBI, Azul Linhas Aéreas, Terminal Portuário Cotegipe,  Usibras, Dakota Nordeste, Grupo Fan, Casas Freitas, Freitas Varejo, Grupo M. Dias Branco, Marquise, Ecofor, Grupo Roca,  Acal, Cerbras, Avine, através da Lei Estadual de Incentivo para as ações visuais.

Tapera das Artes

Com 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here