Câmara Municipal homenageia entidades e protetores da causa animal

0
51
Câmara Municipal homenageia entidades e protetores da causa animal

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, sessão solene para homenagear entidades e protetores da causa animal. O momento, em alusão ao Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, celebrados em 4 de outubro, destaca a atuação em defesa e promoção do bem-estar animal.

A iniciativa, proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), reconhece o papel de cada entidade ou protetor na garantia de direitos aos animais. “Uma oportunidade ímpar de prestigiar e reconhecer o trabalho dessas mulheres guerreiras, que têm dado o melhor de si, doado tempo e recursos para garantir o bem-estar dos animais”, disse a parlamentar.

Larissa ainda citou propostas legislativas de sua autoria, como a proibição do uso de fogos barulhentos em Fortaleza e do uso de tração animal para todo tipo de comércio e serviço do Município, projetos aprovados pela Casa. a parlamentar destacou ainda o projeto que prevê VetMóveis e clínicas veterinárias em todas as regionais; programa de distribuição de alimentos para animais em situação de rua; criação de uma base de estudos e apoios às tartarugas marinhas; registro geral de animal de Fortaleza, todos tramitando no Legislativo.

“Temos esse compromisso com a defesa dos animais. Não poderíamos deixar de fazer esse momento de reconhecimento a todas as pessoas e instituições que se doam para cuidar e proteger os animais de Fortaleza”, pontuou.

Foram homenageados: Gabriela Moreira, presidente da ONG Deixa Viver; Iara Nascimento, professora e protetora independente da Lagoa Redonda; Marilene Duarte, protetora independente da Praia do Futuro, do grupo “Com amor ps… Jesus”; Ana Teresa Matos, protetora independente e fundadora da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) do Ceará; Cintia Costa, protetora independente e vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB Ceará.

Ana Teresa, da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) do Ceará, falou da mobilização da sociedade na defesa e proteção dos animais. “O que me dá alegria é saber que hoje nós temos muitas entidades de proteção animal, e mais ainda em saber que o poder público está direcionando para uma situação diferente”.

Gabriela Moreira destacou a importância de politicas públicas permanentes. “A gente só consegue desenvolver um trabalho válido de mãos dadas com o poder público. Políticas públicas salvam milhares de animais e nós temos que acreditar e investir em políticas eficazes e contínuas”.

A vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB Ceará, Cíntia Costa, reforçou o papel da população na denúncia de maus tratos. “As denúncias nas redes sociais são muito importantes porque trazem comoções. Mais importante que isso, façam B.O. (Boletim de Ocorrência) eletrônico. Que as denúncias cheguem às autoridades, que seu vereador saiba que ele precisa votar nos projetos como os propostos pela vereadora Larissa”, declarou.

Câmara Municipal homenageia entidades e protetores da causa animal

DEIXE UMA RESPOSTA