terça-feira, 21 de julho de 2026

Assembleia Legislativa homenageia personalidades cearenses com a maior honraria do Parlamento

Foto: Junior Pio
Foto: Junior Pio

 

Personalidades de grande relevância para o desenvolvimento do Ceará foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na noite desta sexta-feira (22/5), em cerimônia promovida para entrega da Medalha Plenário 13 de Maio, principal honraria concedida pelo Parlamento cearense. 

Neste ano, a condecoração visa reconhecer as contribuições de nomes que possuem trajetórias marcadas pela atuação em áreas como educação, gestão pública, desenvolvimento econômico, saúde, planejamento, cultura e fortalecimento do turismo. 

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidiu a mesa do evento e destacou no discurso os feitos de cada personalidade homenageada presente.

“Ao longo dessa gestão buscamos resgatar a comenda e as medalhas que essa Casa possui. Por isso hoje é uma noite de júbilo por podermos premiar homens e uma mulher com a Medalha Plenário 13 de Maio, que pelo próprio nome já diz tudo. A importância da nossa abolição da escravatura” pontuou o presidente.

Na fala, o presidente ainda enalteceu a Alece, uma das mais longevas do País, com 191 anos de história.

“Essa Casa, composta por 46 homens e mulheres, eleitos pelo povo cearense, é a Casa do Povo cearense. Todos os projetos que transformaram a vida do povo cearense, e ainda transformarão, passam e passarão por aqui”, exaltou o presidente, que ainda relembrou o lançamento do edital com 200 vagas para concurso da Alece, lançado na última quinta-feira (21/05).

 

Foto: Júnior Pio
Foto: Júnior Pio

Foram agraciadas com a Medalha Plenário 13 de Maio:

  • Antônio Abelardo Benevides Moraes, desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE);
  • O senador Camilo Sobreira Santana (PT), ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação;
  • Elmano de Freitas, governador do Ceará;
  • Eudoro Walter de Santana, ex-deputado estadual e atual assessor institucional da Prefeitura de Fortaleza;
  • Manoel Cardoso Linhares, empresário e presidente do SindiHoteis Ceará;
  • Raimundo Antônio de Macêdo – “Raimundão”, médico e ex-prefeito de Juazeiro do Norte;
  • Socorro Edite Oliveira Acioli de Alencar, escritora e jornalista cearense.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *