domingo, 19 de julho de 2026

Audiência pública debate ataques de cães a rebanhos de ovinos e caprinos no interior cearense 

Foto: Reprodução/Ilustração
Foto: Reprodução/Ilustração

 

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza uma audiência pública nesta segunda-feira para debater ataques de cães a rebanhos.

O evento focará nos prejuízos causados a ovinos e caprinos no interior do estado. Além disso, o deputado De Assis Diniz preside a discussão no Complexo das Comissões às 14h.

O Parlamento busca soluções para um problema que atinge pequenos produtores rurais. Portanto, o debate responde a denúncias vindas de municípios como Boa Viagem, Canindé e Tauá.

Os ataques de cães matam animais e prejudicam o melhoramento genético da pecuária de corte. Logo, os produtores sofrem perdas financeiras graves e veem o trabalho de anos ser destruído rapidamente.

O parlamentar defende a criação de políticas de conscientização, fiscalização e punição rigorosa. De fato, o controle preventivo atual ainda se mostra limitado diante da agressividade dos animais.

O Legislativo convoca as autoridades para traçar estratégias de defesa do setor produtivo.

 

Parcerias e prevenção na seca

A Casa convidou representantes das Secretarias de Proteção Animal, Segurança Pública e Desenvolvimento Agrário para o encontro.

Certamente, órgãos como Adagri, Ematerce e Embrapa contribuirão com dados técnicos sobre a pecuária cearense. Igualmente, especialistas em Zootecnia e Veterinária participarão do diálogo para oferecer saídas viáveis.

A escassez de alimentos durante a seca pode agravar os ataques no segundo semestre. Dessa maneira, a antecipação do debate visa proteger a onda de crescimento econômico do estado.

Os animais abandonados buscam comida em áreas de criação quando a vegetação nativa desaparece totalmente. Por exemplo, o Ibama e a OAB analisarão os aspectos legais envolvidos na contenção desses cães.

Embora a pecuária cresça, esses incidentes ameaçam a sustentabilidade dos pequenos negócios no semiárido. Logo, a união entre entidades e produtores é o único caminho para resolver o impasse.

A audiência pública pretende formalizar propostas concretas para garantir a segurança dos rebanhos cearenses.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *