quinta-feira, 4 de junho de 2026

Banco do Nordeste recebe R$ 200 milhões para ampliar crédito fundiário no Nordeste

Plantio de cajueiro na fazenda Uruana - Foto: Ilustração/Ematerce
Plantio de cajueiro na fazenda Uruana - Foto: Ilustração/Ematerce

O Banco do Nordeste participa, nesta quarta-feira, 16 de julho, da entrega simbólica do maior projeto de Crédito Fundiário em andamento no estado do Ceará – Fazenda Uruanan. A ação integra a agenda oficial do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no município de Chorozinho (CE).

Durante a cerimônia, marcada também pela entrega de títulos da reforma agrária e pelo lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil, representará a instituição e receberá simbolicamente o “Checão” referente ao repasse de R$ 200 milhões. Os recursos provenientes do Fundo de Terras serão destinados à operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Nordeste.

Com esses recursos, o BNB planeja ampliar ainda mais o acesso ao crédito rural para aquisição de terras e investimentos produtivos. O valor permite que trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra realizem o sonho de obter seu próprio lote e desenvolver suas atividades com autonomia, dignidade e sustentabilidade.

Na Fazenda Uruanan, mais de 10 mil hectares foram destinados a 595 famílias agricultoras, que concretizaram esse antigo sonho por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O financiamento conta com condições especiais: prazo de 25 anos para pagamento, 36 meses de carência, taxas de juros de apenas 0,5% ao ano e bônus de adimplência de 40% sobre o valor principal e os juros.

Além da compra do lote, os agricultores poderão investir na estruturação das propriedades e no aumento da produção. A iniciativa tem como base o Fundo de Terras e da Reforma Agrária, gerido pelo Governo Federal, e representa um marco para o fortalecimento do campo nordestino. O Banco do Nordeste atua como agente operador do crédito fundiário, sendo responsável pela análise, contratação e acompanhamento dos financiamentos, promovendo o desenvolvimento rural e a inclusão produtiva em sua área de atuação.

O evento celebra o avanço de políticas públicas estruturantes para o campo, para a produção agrícola, para a segurança alimentar e para a justiça social no meio rural. Durante a programação, também serão assinados contratos do PRONAF com o Crediamigo e formalizada uma nova parceria entre o MDA e a CEASA-CE, promovendo o fortalecimento dos canais de comercialização da agricultura familiar. Fonte: BNB. 

Serviço:

Data: Quarta-feira, 16/07/2025
Local: Fazenda Uruanan – km 8,4 BR 122, Chorozinho (CE)
Hora: 10 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *