Câmara Municipal de Fortaleza presta homenagens aos profissionais de enfermagem

0
86
hospital de campanha covid  complexo esportivo do ibirapuera

O Dia Internacional da Enfermagem ocorre no dia do nascimento da precursora da enfermagem moderna Florence Nightingale

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza prestaram homenagens aos profissionais de enfermagem logo no início da sessão extraordinária virtual desta quarta-feira (12 de maio), nesta data comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, o mesmo dia do nascimento da britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. O presidente da Câmara, Antônio Henrique, parabenizou a todos os enfermeiros, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem pelo seu dia, por dedicarem suas vidas para salvar outras vidas. “Fico aqui sem palavras para manifestar a minha gratidão, alegria a esses profissionais pelo trabalho e serviços prestados à população”, afirmou.

Em seguida, a palavra foi concedida aos vereadores para se pronunciarem. O vereador Danilo Lopes (PODEMOS) homenageou todos os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. “Mas não há homenagem maior que apoiar a luta da categoria por melhores condições de trabalho. A gente sabe que a enfermagem nessa pandemia tem sido a profissão que mais perdeu profissionais mortos para Covid. Estão todos os dias se arriscando. É uma profissão que trabalha com a humanização. Que a gente possa devolver essa dedicação com um ato concreto, contribuindo nessa luta por melhores condições para eles”, disse.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) também fez suas considerações homenageando a categoria, seguido pelo vereador Didi Mangueira (PDT) que citou duas enfermeiras que deixaram seus exemplos para a humanidade, que foram Ana Neri e Florence Nightingale. Kátia  Rodrigues (Cidadania) frisou que tem enfermeiras em sua família e vê o desempenho delas, a formação e o amor que têm pela ciência e  pela saúde. Ela parabenizou a primeira-dama Natalia Herculano e a vereadora Ana Paula, que segundo ela, bem representam a categoria.

Cláudia Gomes (DEM) parabenizou a categoria em nome da Comissão de Saúde da Casa, a qual é presidente. Disse que a luta por melhorias para a categoria é bem-vinda, “sabemos a importância desses profissionais e como a sociedade precisa deles”, avaliou. O vereador Lúcio Bruno (PDT) destacou o papel dos enfermeiros e enfermeiras na linha de frente de combate à pandemia e disse apoiar as lutas da categoria. Falaram as vereadoras Estrela Barros (Rede) e Ana Aracapé (PL) que ressaltaram a dedicação desses profissionais desde o início dessa pandemia, salvando vidas, “são os verdadeiros heróis de nossa história”, pontuou.

O vereador Adail Júnior (PDT), que tem duas irmãs enfermeiras, também destacou o papel da categoria no sistema de saúde em todo o mundo. O vereador Luciano Girão (PP) parabenizou todos enfermeiros, reafirmando serem os verdadeiros heróis nos dias atuais, “Fui gestor da saúde e sei da importância desses profissionais, eles dão vida e botam para andar as unidades de saúde”, comentou.

O vereador Léo Couto (PSB) disse ter extrema gratidão aos enfermeiros, pois tem familiares e pessoas que o apoiaram e por esse motivo também se associa à luta da categoria. Larissa Gaspar (PT) ressaltou a dedicação e o trabalho em prol da saúde, principalmente nessa época, estando na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

Pedro França disse ser um dia especial esse 12 de maio, “quero aqui registrar minha felicidade de fazer parte dessa casa nesse dia Internacional da enfermagem. Meus parabéns a todos! é um grande orgulho termos esse exército de pessoas tão competentes e tão empenhadas todo o dia em prol da vida”. Falaram ainda os vereadores PPcell (PSD), Jorge Pinheiro (PSDB). Sargento Reginauro (PROS) destacou que muito mais que o reconhecimento à categoria ela precisa de valorização. Também se pronunciaram os vereadores Germano Medeiros Heman (PMB) e Gabriel Aguiar, que destacou a luta de Florence Nightingale pela valorização das mulheres.

A vereadora Tia Francisca (PL) observou que os enfermeiros são valentes e guerreiros, pois eles trazem conforto e carregam a dor, “quando eles limpam, tratam, nem eles sabem o tanto de amor que eles tem dedicado. Para eles, é algo rotineiro faz parte da profissão, mas para nós é amor, é conforto, alegria nesse momento tão doloroso”, enfatizou. Já o vereador Ronivaldo (PT) destacou a data que faz menção a essa tão importante categoria. “A categoria estará durante toda semana com uma vasta programação e no domingo farão uma carreata, não haverá concentração, ou parada, mas será uma forma de chamar atenção para sua luta. Peço apoio a uma moção em prol da aprovação pelo Senado do projeto que trata do piso salarial da categoria e da jornada de trabalho de 30 horas que estou propondo”, disse.

A enfermeira Ana Paula (PDT), em sua fala, destacou as comemorações da semana da enfermagem quando acontecem várias homenagens aos profissionais. “Eu gostaria de mandar um abraço virtual bem apertado a cada um dos 85 mil profissionais da enfermagem do Estado do Ceará e aos mais de 32 mil profissionais de enfermagem do município de Fortaleza. Aqueles que estão desempenhando suas atividades dentro dos hospitais secundários, dentro dos hospitais terciários. Aqui em Fortaleza, em especial, àqueles que fazem o dia a dia do Instituto Dr. José Frota que é o maior hospital de trauma de nível terciário que Fortaleza possui, uma referência para todos nós. Somente naquele hospital temos um corpo de profissionais com mais de 2 mil membros, intercalando em salas de trabalho “, citou.

Ela ressaltou que nesta data também será iniciada uma campanha pela valorização e fixação de um piso salarial para a enfermagem e a regulamentação da jornada de trabalho. Salientou que desde que a enfermagem se tornou uma profissão regulamentada, por volta da década de 70, que existe uma luta pelo piso salarial e a jornada de 30 horas. “É uma luta histórica que já ultrapassa  20 anos desde a apresentação do primeiro projeto de lei no Congresso Nacional, o projeto de lei 22.095 de autoria do senador na época Lúcio Alcântara”, detalhou.

“A pandemia tem mostrado para a sociedade o valor que tem o profissional de enfermagem. Nós exercemos uma profissão baseada na ciência, em boas práticas, somos regulamentados por uma lei federal, a lei que garante a enfermagem com o único propósito; o de promover saúde, de promover o bem estar dos pacientes. Nessa perspectiva, eu encaminhei para os gabinetes dos vereadores uma plaquinha para que hoje todos possam fazer uma foto e publicar nas suas redes sociais apoiando a aprovação do Piso Salarial e as 30 horas. É muito importante a Câmara Municipal iniciar sua sessão hoje com essa homenagem, mas a gente precisa também apoio de todos nessa campanha de valorização, de empoderamento e luta da nossa profissão”, argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!